Eu não consigo traçar um plano de carreira, e agora? Como lidar com isso?
Se você tem feito esses questionamentos, saiba que você não está sozinho. Com algumas reflexões e ajudas profissionais é possível traçar um plano de carreira que esteja alinhado com o que você almeja para a sua vida.
Porém, você deve estar se questionando: e se eu não sei o que eu almejo, o que fazer? Bem, aqui o autoconhecimento deve entrar em cena. E é sobre isso que falamos neste conteúdo!
Eu não consigo traçar um plano de carreira, e agora?
Se você tem dito “eu não consigo traçar um plano de carreira”, não se desespere. Às vezes, essas dúvidas e estagnações podem surgir em nossas vidas. Faz parte do nosso crescimento e desenvolvimento.
Afinal, analise quantas vezes você se sentiu em crise com relação a alguma coisa… E agora, analise quantas dessas vezes você superou os problemas e encontrou soluções que nem sabia que existiam. Pois é!
As nossas “crises existenciais” nos ajudam a crescer. Por isso, é muito importante ouvir o que a nossa mente e o nosso coração estão dizendo. Sendo assim, se você não consegue traçar um plano de carreira, parta do autoconhecimento, como apontamos a seguir:
1. Parta do autoconhecimento
Você já parou para pensar nos seus pontos fortes e fracos? Já analisou quais são as suas verdadeiras habilidades? Se ainda não, este é um momento bem propício para isso.
Muitas vezes, temos habilidades “adormecidas” dentro de nós, e nem nos damos conta disso. Por isso, é interessante começar a se questionar mais sobre si mesmo, visando conhecer um pouco mais sobre o profissional que somos.
Veja quais são as grandes vitórias que você já teve na sua carreira, e descubra quais competências lhe ajudaram a chegar lá.
Além disso, esteja atento aos pontos de melhoria, pois eles também podem servir de alicerce na hora de traçar bons planos para você.
2. Estude o mercado de trabalho
Antes de dizer “não consigo traçar um plano de carreira”, comece a estudar o mercado de trabalho. Pode ser que você nem tenha se dado conta do crescimento de oportunidades na sua área de atuação – ou naquela área que você almeja conquistar algum dia.
Não meça esforços nesta etapa. Leia bastante, pesquise, converse com outros profissionais e assim por diante.
3. Descubra quais habilidades você deve adquirir e faça mentoria em cima disso
De acordo com as áreas de atuação que você andou pesquisando, faça um comparativo com as suas habilidades. Quais dessas áreas poderiam fazer parte da sua rotina? Quais você deveria descartar? E ainda, quais delas necessitam que você adquira novas habilidades?
Pense bastante sobre o assunto e vá traçando de acordo com os seus interesses. Por exemplo, se a área X lhe interessa, mas exige a habilidade Y, anote isso. Ao mesmo tempo, se a área A lhe interessa, e você tem a habilidade B para executá-la, coloque-a na sua lista de possibilidades futuras.
Assim você começa a descobrir cada vez mais áreas alinhadas com o seu perfil e seus objetivos. E no meio dessa descoberta, pode se encontrar em algo novo.
Ao mesmo tempo, considere ainda mergulhar em uma mentoria de carreira, a fim de organizar todas as áreas que surgiram como interessantes para você.
Boa sorte!