Existem algumas ações importantes que devem ser colocadas em prática para não afastar grandes talentos da empresa. Afinal, durante as entrevistas de emprego, é preciso ter uma atenção redobrada no candidato.
Saber tratá-lo adequadamente, escutá-lo, ser gentil e outras ações são peças-chave para “fisgar” os melhores talentos disponíveis no mercado.
Por isso, neste conteúdo elencamos uma série de dicas que podem ser construtivas para o seu processo seletivo. Acompanhe e saiba mais.
Muitas ações precisam ser pensadas na hora de não afastar grandes talentos da empresa. Algumas delas podem parecer superficiais, mas, na mente do candidato, são extremamente importantes.
A seguir, listamos algumas dessas considerações que você deve ter em mente durante todo o processo seletivo da sua empresa:
Antes de falar ou perguntar qualquer coisa, coloque-se no lugar do candidato. Imagine que é você quem está do outro lado, esperando a oportunidade perfeita para começar em uma nova empresa, com novas metas, métodos e estratégias de trabalho.
Fazer esse exercício mental vai lhe ajudar a ser mais empático, e isso desencadeia um ambiente muito mais confortável para o candidato. Ele perceberá que não é apenas um número, mas sim, têm valor e muitas qualidades.
Escolha muito bem as perguntas que você vai fazer. Não é de hoje que vemos muitos recrutadores fazendo perguntas esdrúxulas, relacionadas à vida pessoal da pessoa. Por exemplo, perguntar para a mulher se ela tem filhos e usar isso como critério de contratação é um comportamento machista e errôneo.
Portanto, seja uma pessoa de mente aberta e foque no que realmente é valioso para a vaga. Nada de querer saber quantas tatuagens a pessoa tem ou se ela é hétero ou não. Olha a discriminação, hein?
Escute ativamente o que o candidato está falando. Acredite, ele perceberá quando você estiver devaneando nos seus pensamentos, sem dar a ele a devida atenção.
E se você realmente quer aprender a como não afastar grandes talentos da empresa, então lembre-se dessa premissa de escutar ativamente o outro, sem julgar.
Cuidado para não promover um processo seletivo que seja extremamente frio e sem nenhuma proximidade com os candidatos, hein?
Mantenha-os sempre engajados para não afastar grandes talentos da empresa. Para isso, envie mensagens atualizando-os sobre processo seletivo, tire dúvidas e dê retorno àqueles que não passaram para a próxima etapa.
Esse tipo de ação é imprescindível. É uma grande falta de respeito deixar o candidato no “vácuo”.
Estruture uma boa estratégia de recrutamento. Já saiba, de antemão, qual é o perfil de colaborador que você procura. Isso poderá ajudar na hora de conquistar aquele profissional que você tem buscado.
Além disso, ter uma estrutura bem feita ajuda você a não se “perder” durante as entrevistas. Afinal, entrevistas bagunçadas e sem direcionamento tendem a afastar grandes talentos da empresa. E sabemos que o que você quer é justamente o contrário, não é mesmo? 😉