Mutirão para emissão GRATUITA de Carteira de Identidade acontece neste sábado (21/03); veja como participar - Notícias Concursos

Mutirão para emissão GRATUITA de Carteira de Identidade acontece neste sábado (21/03); veja como participar

O projeto vai oferecer 200 senhas para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como o “novo RG”, é um documento que tem o objetivo de transformar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no único número de identificação para serviços públicos no Brasil. Desde o seu lançamento, quatro milhões de pessoas já emitiram a CIN.

O Novo Documento de Identidade

A CIN é atualmente considerada o documento mais seguro do Brasil e um dos mais protegidos do mundo. Isso ocorre porque o documento conta com tecnologias e elementos de segurança, como:

  • Código QR: permite a verificação através de um celular, mesmo sem conexão à internet. Qualquer cidadão pode confirmar a veracidade do documento.
  • Tecnologia blockchain: sincroniza os dados com a Receita Federal e conecta informações de vários sistemas como saúde, educação e segurança.
  • Zona legível por máquina (MRZ): a CIN possui uma zona legível que permite que uma máquina leia e confirme as informações, inclusive em outros países da América Latina.
  • Elementos gráficos: estão em conformidade com padrões internacionais, podendo ser confirmados em órgãos em todo lugar.

Mutirão no sábado (23/03)

Em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Defesa Social (Sedes) e a Polícia Civil, a cidade da Serra, no Espírito Santo, realizará um mutirão para emissão gratuita de carteira de identidade neste sábado (23).

Esta ação faz parte do projeto Serra+Cidadã que acontecerá na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede.

Serra + Cidadã: Uma Iniciativa de Cidadania

Serra + Cidadã é um projeto social que visa garantir a cidadania dos moradores da cidade da Serra. Este projeto abrange uma série de atividades e iniciativas que visam o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Nesta edição, o projeto vai oferecer 200 senhas para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade, para pessoas com 12 anos ou mais. A distribuição das senhas será por ordem de chegada, a partir das 7h30.

Localização do Mutirão

O mutirão será realizado no bairro de Nossa Senhora da Conceição, na rua Elisío Miranda, no campo do MEC Esporte Clube, conforme as informações divulgadas pelo jornalPFÍIA M

Documentação Necessária

1ª e 2ª via da Carteira de Identidade

Para a emissão da carteira de identidade, é necessário apresentar:

  • Uma fotografia 3×4 com fundo branco (não é permitido o uso de roupa branca e óculos nas fotos). No local haverá serviço de foto gratuito para quem for emitir o documento.
  • Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples).
  • Comprovante de residência (original e cópia simples).
  • CPF atualizado conforme o estado civil (original e cópia simples).

Validade do Novo RG

Após a emissão, a CIN terá um prazo de validade que varia conforme a idade da pessoa:

  • De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Documentos Opcionais

O cidadão pode optar por acrescentar ao documento o número do RG, CNH, título de eleitor, carteira de reservista, tipo sanguíneo, cartão do SUS e carteira de trabalho. Para isso, é necessário levar os documentos originais e cópias.

Emissão do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência

  • Cópia da carteira de identidade ou da carteira nacional de habilitação (CNH).
  • Cópia do comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses em nome da pessoa com deficiência. Caso o comprovante não esteja no nome do deficiente, deverá ser apresentado o documento do proprietário.
  • Laudo médico com CID, com até seis meses de validade (original).

Emissão do Cartão de Estacionamento para Idosos

  • Cópia da carteira de identidade ou da carteira nacional de habilitação (CNH).
  • Cópia do comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses em nome do idoso. Caso o comprovante não esteja no nome do idoso, deverá ser apresentado o documento do proprietário.
  • A emissão das credenciais de estacionamento será por demanda.

Emitir a nova Carteira de Identidade é um processo simples que pode ser feito de maneira gratuita. O novo documento traz mais segurança e praticidade para os cidadãos brasileiros, unificando o número de identificação para serviços públicos. Portanto, se você ainda não tem o seu, não deixe de solicitar.

Estes mutirões são de extrema importância, pois além de proporcionar a emissão gratuita de documentos essenciais, também reforça a participação e integração da comunidade nas ações governamentais.

Esta é mais uma edição do projeto Serra + Cidadã, que tem como objetivo promover ações de cidadania e serviços gratuitos para a população da Serra.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?