Mulheres na história: Rainhas mais poderosas do período antigo

As rainhas mais fascinantes da história, incluindo Nefertiti, Cleopatra e outras, continuam a nos intrigar até os dias atuais.  Conhecer mais sobre ela pode valer a pena para se preparar para concursos, vestibulares e Enem, já que o período antigo sempre cai nas avaliações.

Veja mais de perto as vidas e conquistas das mulheres poderosas da história antiga.

Rainha Nefertiti

Nefertiti, que significa “uma bela mulher chegou” (também conhecida como Neferneferuaton), era a rainha do Egito e esposa do faraó Akhenaton / Akhenaton. Antes, antes de sua mudança religiosa, o marido de Nefertiti era conhecido como Amenhotep IV.

Ele governou a partir de meados do século 14 a.C Ela desempenhou papéis religiosos na nova religião de Akhenaton, como parte da tríade que consistia no deus de Akhenaton, Aton, Akhenaton e Nefertiti.

As origens de Nefertiti são desconhecidas. Ela pode ter sido uma princesa Mitanni ou filha de Ay, irmão da mãe de Akhenaton, Tiy. Nefertiti teve 3 filhas em Tebas antes de Akhenaton mudar a família real para Tell el-Amarna, onde a rainha teve outras 3 filhas.

A bela Rainha Nefertiti é frequentemente retratada usando uma coroa azul especial. Em outras fotos, é surpreendentemente difícil distinguir Nefertiti de seu marido, o Faraó Akhenaton.

Cleópatra VII

A última faraó do Egito, governando antes dos romanos assumirem o controle, Cleópatra é conhecida por seu relacionamento com os comandantes romanos Júlio César e Marco Antônio, de quem teve três filhos, e seu suicídio por picada de cobra depois que seu marido ou parceiro Antônio se matou vida.

Muitos achavam que ela era uma beleza, mas, ao contrário de Nefertiti, Cleópatra provavelmente não era. Em vez disso, ela era inteligente e politicamente valiosa.

Cleópatra assumiu o poder no Egito com a idade de 17 anos. Ela reinou de 51 a 30 a.C Como Ptolomeu, ela era macedônia, mas embora seus ancestrais fossem macedônios, ela ainda era uma rainha egípcia e adorada como um deus.

Como Cleópatra era legalmente obrigada a ter um irmão ou filho como consorte, ela se casou com o irmão Ptolomeu XIII quando ele tinha 12 anos. Após a morte de Ptolomeu XIII, Cleópatra se casou com um irmão ainda mais novo, Ptolomeu XIV. Com o tempo, ela governou junto com seu filho Cesário.

Após a morte de Cleópatra, Otaviano assumiu o controle do Egito, colocando-o nas mãos dos romanos.

Tomyris – Rainha dos Masságetas

Tomyris (530 a.C) tornou-se rainha dos masságetas com a morte de seu marido. Os masságetas viviam a leste do mar Cáspio na Ásia Central e eram semelhantes aos citas, conforme descrito por Heródoto e outros autores clássicos. Esta foi a área onde os arqueólogos encontraram vestígios de uma antiga sociedade amazônica.

Ciro da Pérsia queria seu reino e se ofereceu para casar com ela, mas ela recusou e acusou-o de trapaça – então, eles lutaram entre si. Usando um tóxico desconhecido, Cyrus enganou a seção do exército de Tomyris liderada por seu filho, que foi feito prisioneiro e cometeu suicídio. Então o exército de Tomyris se alçou contra os persas, derrotou-o e matou o rei Ciro.

A história conta que Tomyris manteve a cabeça de Cyrus e a usou como um recipiente para beber.

E então, você já conhecia a história dessas três rainhas? Não deixe de estudá-las para se aprofundar na história antiga.

Não deixe de ler também – Mulheres na história: Guerreiras do período antigo para você conhecer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.