Mudanças no FGTS: saiba como será o NOVO PAGAMENTO a partir de março

A partir de 1º de março de 2024, o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será feito através do novo sistema FGTS Digital, uma plataforma inovadora que se propõe a simplificar e agilizar o processo para empresas e trabalhadores.

Além disso, vale mencionar que, o FGTS Digital se integra ao eSocial, plataforma já utilizada pelas empresas para envio de informações trabalhistas, automatizando a transferência dos 8% referentes ao Fundo de Garantia de cada colaborador.

Isso significa menos burocracia, maior agilidade e segurança para todos os envolvidos.

Dessa forma, as empresas de todos os portes e setores que possuem funcionários com carteira de trabalho assinada devem se preparar para a mudança.

Para isso, é importante acessar o site da Caixa Econômica Federal, ler os tutoriais e instruções disponíveis e se familiarizar com as funcionalidades do sistema.

Em caso de dúvidas, as empresas podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207 ou pelo site da Caixa.

Enfim, acompanhe o texto que preparamos abaixo para mais informações sobre o FGTS Digital!

Você pode se interessar em ler também:

Modernização nos pagamentos do FGTS

FGTS
A partir de março, os pagamentos do fundo de garantia serão feitos através de PIX, pelo FGTS Digital. Imagem: CNN Brasil.

Como mencionamos anteriormente, uma transformação significativa está ocorrendo no processo de transferência do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos empregadores para as contas dos trabalhadores.

Com o objetivo de agilizar essa operação fundamental para milhões de brasileiros, está sendo implementado um novo método de pagamento, objetivando tornar as transações mais rápidas e eficientes.

A partir de agora, o PIX será o principal canal utilizado para as contribuições no Fundo de Garantia.

Além disso, houve uma mudança nos prazos de pagamento. Anteriormente, as empresas tinham até o dia 7 de cada mês para realizar os depósitos do FGTS. Entretanto, a partir de agora, esse prazo foi estendido para o dia 20 de cada mês.

É importante destacar que, para garantir a integridade e precisão dos pagamentos, as guias de recolhimento serão geradas com base em dados cruzados na plataforma digital com o eSocial.

Esse processo de verificação garante que os valores depositados correspondam corretamente aos direitos dos trabalhadores, promovendo, dessa forma, transparência e segurança em todo o processo.

Vale dizer ainda que os empregadores têm estado em processo de adaptação desde agosto do ano passado, acessando de forma parcial os novos sistemas.

O Ministério do Trabalho concedeu esse período para uma fase de testes e ambientação, assegurando uma transição suave e sem contratempos para todos os envolvidos.

Benefícios e informações adicionais sobre esse novo sistema

Com foco na desburocratização, agilidade e segurança, o novo sistema do FGTS oferece diversos benefícios para ambos os lados.

Para os trabalhadores:

  • Emissão e personalização de guias: simplificação do processo de pagamento, com a possibilidade de gerar guias personalizadas para cada situação;
  • Agilidade na individualização: os valores depositados nas contas dos trabalhadores serão creditados mais rapidamente;
  • Celeridade no pagamento de atrasados: possibilidade de regularizar débitos de vários meses em uma única guia, com cálculo automático da multa de 40%;
  • Recomposição de salários: ferramenta automatizada para recompor salários de períodos anteriores e calcular a indenização compensatória.

Para as empresas:

  • Redução de custos: o sistema simplifica a gestão do FGTS, diminuindo o tempo e os recursos gastos com tarefas administrativas;
  • Maior segurança: o FGTS Digital garante a segurança das transações, com autenticação e criptografia de dados;
  • Agilidade na comunicação: a plataforma oferece um canal direto de comunicação com a Caixa Econômica Federal, facilitando o esclarecimento de dúvidas e a resolução de problemas.

Por fim, é importante falar um pouquinho mais sobre a disponibilidade que o FGTS Digital oferecerá como nova opção de pagamento, isto é via PIX.

Com o respaldo do Banco Central do Brasil, o pagamento instantâneo garante segurança e confiabilidade em todas as transações.

Isso significa que os usuários podem realizar seus pagamentos com a tranquilidade de saber que suas informações e fundos estão protegidos por padrões rigorosos.

Além disso, a principal vantagem do Pix é a agilidade. Enquanto métodos de pagamento tradicionais podem levar dias para processar as transações, este, pelo contrátio, possibilita transferências instantâneas.

Por conseguinte, há o acesso imediato aos recursos do FGTS Digital, sem a espera habitual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.