O Ministério da Educação (MEC) está estudando a possibilidade de implementar a Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso.
A UFNMT será instalada no município de Sinop, a 503 km da capital mato-grossense.
Além disso, os estudos realizados pelo MEC pretendem analisar as necessidades para a criação da universidade federal e como ela pode impactar positivamente a região.
O pedido de criação de uma nova universidade federal foi realizado pelo senador Carlos Fávaro (PSD), através do projeto de lei apresentado em 2020, essa pode ser a terceira universidade federal do estado de Mato Grosso.
Se você quer saber mais sobre a criação da UFNMT, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
Leia mais notícias sobre o Mato Grosso: MT: Cuiabá tem baixa procura pela vacinação por profissionais da educação.
Necessidades para a criação da Universidade Federal
Dentre as principais necessidades levantadas para criação da Universidade Federal do Nortão está a abertura de cargos de pessoal.
Estima-se que ao menos 300 novos cargos seriam criados com um investimento inicial de cerca de R$8,3 milhões anuais aos cofres públicos.
Segundo o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza, são necessários dois avais para a criação da universidade; são eles:
- Aval do Palácio do Planalto
- Aval do Ministério da Economia
Além disso, a criação da Universidade Federal do Nortão tem apoio da reitoria da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Segundo o senador Carlos Fávaro, os estudos estão na fase qualitativa, para que a previsão de recursos esteja na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, para dar seguimento a sua criação.
E então, gostou desta matéria? Não deixe de compartilhar com quem precisa saber desse assunto!
Não deixe de ler também – SP: Programa investirá mais de R$ 30 milhões na compra de produtos íntimos femininos para escolas.