Motorista, saiba como regularizar licenciamento atrasado

Confira todos os passos para regularizar o licenciamento anual do seu veículo.

Saber como regularizar licenciamento atrasado é muito importante para evitar todos os problemas que esse atraso pode acarretar. No entanto, nem todos os motoristas sabem como fazer isso.

Dessa forma, reunimos algumas das principais informações para que você saiba como regularizar licenciamento atrasado e quais são as consequências desse atraso.

Como regularizar licenciamento atrasado?

Assim como todos já devem saber, ele é uma obrigação legal que todo motorista deve cumprir anualmente. No entanto, é comum que alguns condutores atrasem o pagamento, seja por desinformação ou por negligência.

Dessa maneira, é essencial saber como regularizar essa situação a fim de evitar as consequências negativas que isso pode causar. Para isso, basta seguir as seguintes orientações:

regularizar licenciamento atrasado - Reprodução Canva
Como regularizar licenciamento atrasado – Reprodução Canva

1. Entenda o que é o licenciamento

Você também pode gostar:

Se você tem carro ou moto, saiba mais sobre o LICENCIAMENTO

Primeiramente, para regularizá-lo é necessário entender do que se trata esse documento. Desse modo, o licenciamento de um veículo consiste no processo de atualização anual dos dados do automóvel junto aos órgãos de trânsito, como o Detran.

Essa regularização é imprescindível para o veículo estar apto a circular nas vias públicas, atestando sua segurança e condição legal.

2. Verifique a situação do licenciamento do seu veículo

Ademais, antes de começar o processo de regularização, é importante verificar a situação atual do licenciamento do seu veículo.

Para isso, você pode acessar o site do Detran do seu estado e fazer a consulta utilizando o número da placa e do Renavam. Assim sendo, essa análise permitirá que você saiba exatamente o quanto está atrasado e os valores devidos.

3. Consulte as datas de pagamento e possíveis multas

Além de verificar o atraso, é importante também conferir as datas de pagamento e possíveis multas. Isso porque, dependendo do estado, os prazos podem variar, assim como os valores das penalidades por atraso.

Portanto, fique atento a essas informações para evitar pagar mais do que o necessário e evitar transtornos futuros.

4. Junte os documentos necessários para a regularização

Ademais, para regularizar o licenciamento atrasado do seu veículo, será necessário reunir alguns documentos. Entre eles, estão:

  • O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do ano atual;
  • Comprovante de pagamento do IPVA;
  • Comprovante de pagamento do seguro DPVAT;
  • Comprovante de pagamento das multas pendentes e;
  • Comprovante de pagamento da taxa de licenciamento.

5. Pague as pendências

Então, com os documentos em mãos, você pode iniciar o processo de pagamento das pendências. É possível quitar os débitos diretamente no site do Detran, através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Além disso, em alguns casos, é necessário comparecer pessoalmente a uma unidade do órgão para realizar o pagamento.

6. Atualize os dados do CRLV

Por fim, após o pagamento das pendências, será necessário atualizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para isso, você precisará se dirigir a um posto de atendimento do Detran ou utilizar os serviços eletrônicos disponibilizados pelo órgão. Lembrando que o CRLV atualizado deve sempre estar a bordo do veículo durante a circulação.

Quais as consequências do licenciamento atrasado?

O licenciamento atrasado de um veículo pode acarretar diversas consequências negativas para o proprietário. Isso porque além de implicações financeiras, como o pagamento de multas e juros, existem também consequências legais e operacionais que podem trazer transtornos consideráveis.

Implicações financeiras

Em relação às implicações financeiras, o licenciamento atrasado resulta em multas, que variam conforme a cidade e o tempo de atraso.

Além disso, as autoridades competentes também podem aplicar a cobrança dos juros sobre o seu valor, elevando ainda mais o custo para regularizar a situação.

Ademais, a falta do licenciamento atualizado também pode causar problemas ao solicitar financiamentos e seguros para o veículo, uma vez que a regularização é um dos requisitos necessários.

Implicações legais

Do ponto de vista legal, o CTB considera a prática de conduzir um veículo com licenciamento atrasado uma infração grave. Dessa forma, essa prática pode resultar em apreensão do veículo. Além da suspensão imediata do direito de dirigir e a geração de pontos na carteira de habilitação do condutor.

Implicações operacionais

Por fim, em termos operacionais, o licenciamento atrasado pode impedir a realização de alguns serviços relacionados ao veículo, como a transferência de propriedade, a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), entre outros procedimentos.

Portanto, é fundamental que os proprietários de veículos estejam cientes das consequências do licenciamento atrasado e estejam em dia com suas obrigações para evitar transtornos e prejuízos desnecessários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.