Monopólio: Entenda o que é e suas principais características 

O controle único de uma empresa sobre o comércio ou produção de um bem ou serviço é conhecido como monopólio, ou seja, acaba sendo uma situação econômica explorada somente por uma organização. 

O termo monopólio também pode ser utilizado quando uma empresa ou grupo empresarial domina um ramo de negócios ou determinado produto ou serviço, deixando uma pequena parcela para concorrência. 

Tipos de Monopólio

Entenda os principais tipos de monopólio:

Cartel

Ocorre quando organizações do mesmo setor se unem para usar práticas comerciais de comum acordo. Sendo assim, elas acabam estabelecendo preços, dividem o mercado entre elas e controlam as matérias-primas. 

Truste

Procedimento utilizado na fusão ou união de empresas. Nesse mecanismo busca-se melhorar as práticas econômicas para conseguir ainda mais lucros. Principalmente quando conseguem aumentar o valor de seus produtos e serviços. 

Holding

Essa forma de monopólio ocorre em determinados grupo de empresas, quando uma delas acaba dominando o grupo através do controle acionário. 

Sendo assim, a empresa controladora acaba não produzindo, isto é, ela realiza a gestão financeira e administrativa. Logo, a holding passa a controlar o capital das subsidiárias, corroborando para a concentração do capital. 

Desvantagens

O monopólio é uma prática que afeta negativamente os consumidores finais, afinal ele prejudica a livre concorrência de mercado. 

Dessa maneira, uma companhia ou grupo empresarial possui exclusividade ou amplo domínio da produção e venda de uma mercadoria podendo controlar o preço dos produtos ou serviços. 

Além disso, com tanto poder e exclusividade é muito provável que ocorre perda na qualidade do produto, pois não existem concorrentes, e o mercado acaba sendo totalmente controlado pelo monopolizador, que pode ou não investir na qualidade da mercadoria. 

Monopólio no Brasil

No Brasil, a legislação proíbe a criação de monopólios ou práticas monopolistas em qualquer área econômica. 

Sendo assim, foram criados mecanismos legais para frear o domínio exclusivo de uma organização sobre a venda de um determinado produto ou serviço. 

Desse modo, fusões de empresas devem ser analisadas e só acontecem com a aprovação dos órgãos públicos. 

Contudo, o setor petroleiro brasileiro é controlado basicamente pela Petrobras, por meio do controle acionário da empresa sendo praticamente um monopólio estatal. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre monopólio?

Não deixe de ler também – Prévia da inflação em setembro tem maior alta desde 1994; entenda o que aconteceu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.