MOEDAS ‘sem valor’ podem te dar quase R$ 2 MIL em JULHO; veja como
Uma moeda de 50 centavos está mexendo com o imaginário de muitas pessoas no país. Nos últimos tempos, a busca por modelos raros está fazendo muitos brasileiros perderem o sono, pois os valores desses exemplares podem atingir níveis inimagináveis.
Recentemente, uma moeda de 50 centavos está sendo vendida por um valor impressionante. Em resumo, o modelo tem um erro de fabricação que está aumentando o seu valor. Aliás, a valorização dessa moeda está crescendo a cada mês que se passa, ou seja, o valor dela pode crescer ainda mais com o passar do tempo.
Esse erro no modelo está aumentando o valor da moeda, pois a torna rara e única. A saber, os colecionadores buscam itens que tenham características peculiares e bastante restritas, como uma falha, por exemplo.
Aliás, não são apenas as moedas que fazem sucesso. Os brasileiros também conseguem vender cédulas com valores bastante elevados devido a características únicas destes modelos.
Veja abaixo as principais características que valorizam uma moeda ou cédula:
- Exemplares fabricados para datas comemorativas;
- Modelos com erro de cunho ou fabricação;
- Poucos exemplares produzidos;
- Poucas unidades em circulação no país.
Essas características tornam uma moeda ou uma cédula mais valiosa. Como os colecionadores buscam itens raros e únicos, tais fatores chamam atenção deles, que costumam pagar caro para terem estes itens em suas coleções pessoais. Por isso, os brasileiros podem procurar na carteira ou no fundo da gaveta, e quem sabe encontrar uma moeda que pode render uma verdadeira fortuna.
Saiba o que torna a moeda de 50 centavos tão rara
Em suma, a casa da moeda fabrica o real brasileiro uniformemente e sem erros. Contudo, há situações em que isso não acontece, e moedas ou cédulas com algum erro de fabricação acabam entrando em circulação no país.
Isso aconteceu com a moeda de 50 centavos, que teve um erro de confecção: ela não possui o numero zero. O modelo teve 40 mil unidades produzidas e liberadas para a população, e acabou circulando no país até 2012. No entanto, o Banco Central (BC) começou a recolher os exemplares, mas não conseguiu encontrar todos eles.
Isso quer dizer que ainda há moedas de 50 centavos sem o zero no bolso ou na carteira de alguém, ou mesmo circulando pelo país sem ninguém notar o erro. Caso você tenha alguma moeda assim, guarde-a bem, pois os colecionadores estão pagando até R$ 2 mil para tê-la.
Entenda o que faz essas moedas valerem tanto
Em suma, as moedas que possuem defeitos de fabricação ou cunhagem costumam valer muito entre colecionadores. Isso acontece devido à redução da sua quantidade, e a sua raridade atrai colecionadores devido ao potencial histórico e cultural que possuem.
Como o processo ocorre de maneira não intencional, o erro nas peças costuma ser apreciado. Entretanto, o cálculo do valor real de uma peça é bastante complicado, e o termômetro acaba sendo a busca realizada pelos colecionadores.
Os principais fatores que pesam para definir o valor de um modelo são: quantidade em circulação no mercado, raridade e baixa tiragem.
Além disso, os colecionadores também avaliam o estado de conservação da peça. Caso os modelos estejam bem preservados, o seu valor costuma subir ainda mais.
Veja como vender moedas
Muitas pessoas têm moedas raras, mas não sabem como vendê-las. É muito comum encontrar na internet comentários de brasileiros dispostos a vender moedas ou cédulas, mas que não sabem bem como fazê-lo.
Essa questão é simples, mas é preciso que todos os que estão dispostos a venderem seus modelos fiquem atentos a alguns fatores. Em síntese, os colecionadores buscam exemplares com algumas características. Caso os modelos não possuam isso, a venda pode nem se concretizar.
Confira abaixo o que aumenta o valor da moeda:
- Não possuir arranhão;
- Ter a imagem limpa e sem manchas;
- Possuir todos os traços e marcas de fabricação.
As pessoas que tiverem exemplares nestas condições deverão ter mais facilidade para venderem seus itens, pois estes são os mais procurados pelos colecionadores.
Em síntese, os especialistas afirmam que o melhor é manter a moeda conservada em algum saquinho ou papel filme para que ela mantenha as suas formas originais. Isso pode ser feito com outros modelos, que podem se valorizar com o passar do tempo. Portanto, fique atento para não deixar de ganhar uma bolada devido ao pouco cuidado com as moedas.
Por fim, os interessados em vender seus exemplares podem entrar em sites especializados, ou em sites de e-commerce, como Shopee, Mercado Livre e similares.
Há muitos colecionadores dispostos a pagar caro para terem modelos raros, e essa é uma chance para ganhar um dinheiro extra sem fazer muito esforço.