Essa moeda de 1972 está valendo uma quantia acima da média. A unidade que você observa nas imagens abaixo está à venda na Numismática Castro, uma plataforma especializada, por R$ 135. Trata-se de uma moeda do ano de 1972, de 20 cruzeiros.
Essa moeda se destaca da maioria pelo fato de ser uma moeda comemorativa. As moedas comemorativas são aquelas emitidas para celebrar eventos de grande importância, bem como homenagear figuras históricas, entre outros propósitos similares.
No caso dessa moeda específica, ela foi cunhada para comemorar os 150 anos da independência do Brasil. No anverso, observamos os bustos de Dom Pedro I e de Emílio Médici, junto da legenda “Brasil”. Já no reverso, vemos o mapa e o valor facial da moeda.
De acordo com as informações que constam na página da Numismática Castro, a tiragem dessa peça foi baixa: cerca de 500 mil exemplares foram fabricados, o que é um número modesto para moedas. Também obtemos outras informações, como o fato de o material utilizado ser a prata e o diâmetro da moeda ser aproximadamente 34 mm.
Moedas comemorativas
Moedas comemorativas como essa tendem a chamar atenção dos colecionadores porque elas não são como as moedas comuns. Antes de mais nada, elas possuem um significado simbólico maior, pois estão relacionadas a ocasiões emblemáticas.
Além disso, essas moedas também possuem imagens e faces exclusivas relacionadas ao acontecimento comemorado. Muitas vezes, essas moedas também podem ser forjadas utilizando metais preciosos e até apresentarem denominações inusitadas.
Não podemos deixar de citar, é claro, o fato de que essas moedas também são produzidas em menor número por padrão. Isso que dizer, em outras palavras, que são mais difíceis de se encontrar com o passar do tempo, já que circulam de forma limitada.
Juntando todos esses fatores, percebemos que moedas comemorativas, por via de regra, possuem um grau de raridade mais elevado. Esse é um fator determinante dentro da numismática, a prática de estudar e colecionar moedas, medalhas e cédulas.
Estado de conservação das moedas
Também é preciso citar a questão do estado de conservação, outro critério levado a sério pelos colecionadores. O estado de conservação nada mais é do que a condição física da moeda. Basicamente, quanto mais bem preservada ela estiver, mais valiosa ela será.
Avaliação das moedas
A avaliação de moedas é um processo detalhado e técnico que envolve a determinação do valor de uma moeda com base nos diversos critérios aqui citados. Esse processo é essencial para colecionadores, pois assegura que a moeda seja comprada ou vendida por um preço justo.
Onde avaliar moedas
Para obter uma avaliação precisa, é recomenda-se consultar especialistas ou instituições especializadas, como:
- Lojas de numismática: Muitas lojas oferecem serviços de avaliação.
- Casas de leilão: Especializadas em objetos de valor, incluindo moedas.
- Consultores numismáticos: Profissionais com conhecimento profundo do mercado.
- Comunidades online e fóruns: Você poderá obter conselhos valiosos nesses ambiente virtuais. No entanto, ressalta-se que a avaliação final vai ser mais precisa se o avaliador for um especialista.
Você até pode tentar fazer uma pesquisa por conta própria, mas, na maior parte dos casos, os profissionais estão mais aptos a realizar esse serviços, garantindo a determinação de um preço justo.