Moedas aparentemente comuns e de baixo valor facial podem ser vendidas por quantias elevadas na internet. Existem muitas plataformas, aliás, que são especializadas na compra e venda de moedas e cédulas raras, sendo esse um mercado bastante movimentado no Brasil e no mundo, em especial nos últimos anos.
Esse mercado é movido pelos numismatas, como se chamam os colecionadores desses objetos. Eles pagam quantias impressionantes por determinadas peças, com base, principalmente, no grau de raridade de cada uma. Quanto mais escassa, aliás, mais valiosa deverá ser a moeda.
Existem muitos fatores que podem chamar a atenção desses colecionadores. Em certos casos, uma moeda poderá ser considerada especial por apresentar características únicas que não estão presentes na grande maioria. Isso é o que ocorre com a moeda de 25 centavos que você está prestes a conhecer.
Moeda rara de 25 centavos
Essa moeda de 25 centavos é do ano de 2009. Ela pode até parecer uma moeda comum em um primeiro momento. Entretanto, se você prestar atenção, perceberá que existe algo no design dessa moeda que a destaca no meio da maioria. Ela possui um erro de cunhagem, resultado de algum problema durante o processo de fabricação da peça.
Seu disco está descentralizado. Você consegue reparar a falha especialmente prestando atenção na borda da moeda. Se focar no reverso (onde está estampado o valor nominal junto do ano de cunhagem) também vai perceber um “risco” que atravessa o número “25”. Esse trinco no cunho é uma outra falha.
Por conta das suas singularidades, essa moeda acaba valendo bem mais do que meros 25 centavos. Ela está à venda no site especializado Numismarket por R$ 180.
Descubra se uma moeda é rara
Para saber se uma moeda é rara é preciso, em primeiro lugar, avaliar uma série de fatores. Normalmente as moedas mais raras são – assim como essa de 25 centavos – diferentes das demais. Se acredita que uma moeda pode ser rara, você deve, antes de mais nada, tentar reparar se existe algo nela que chame a atenção, como, por exemplo, algum tipo de erro de cunhagem.
Além dos dois aqui mencionados, existem muitos outros. Em alguns casos, certas moedas podem ter duplicações no design ou até irregularidades em seu disco. O ideal é que você investigue qualquer coisa que pareça anormal ou fora do lugar.
Moedas com designs exclusivos como, por exemplo, no caso das moedas comemorativas, que são cunhadas para celebrar eventos especiais, também poderão interessar os numismatas. Para saber mais sobre moedas raras você pode acessar sites especializados ou consultar catálogos de moedas online.
Uma boa opção é o catálogo do site Moedas do Brasil, onde você confere informações relevantes como, por exemplo, tiragem de determinada moeda. Moeda fabricadas em menor números são obviamente mais difíceis de se encontrar, o que aumenta o seu valor.