Conforme consta no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, a curva da produção de petróleo apresentou poucas mudanças com relação à prevista no plano anterior, confira a previsão da produção dos recursos não descobertos.
MME: previsão da produção dos recursos não descobertos
Alguns blocos foram devolvidos na Bacia do Solimões. Assim como no ano anterior, os recursos não descobertos em áreas contratadas são responsáveis por cerca de 4% da previsão da produção de petróleo para o último ano do ciclo.
O documento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) informa que, assim como no PDE 2030, a maior contribuição vem de áreas contratadas na Bacia de Campos.
Previsão da produção dos recursos não descobertos – união
A contribuição da produção dos recursos na área da União é condicionada à realização de novas contratações. A previsão não inclui os volumes excedentes da Cessão Onerosa de Atapu e Sépia. Esses volumes foram incluídos na previsão da produção das reservas totais para a simulação dos campos completos.
Recursos em áreas sem contrato
Os recursos em áreas ainda sem contrato representam aproximadamente 4% da previsão da produção de petróleo no último ano do decênio. No ciclo anterior, essa participação era de 2%.
A previsão da produção para o Pré-Sal
A previsão da produção para o Pré-Sal não apresentou grandes variações com relação ao ciclo anterior. Para 2031, o Pré-Sal representa 80% da produção total prevista, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.
Sobre a previsão da produção bruta de gás natural
A previsão da produção bruta de gás natural representa a produção total antes dos descontos de consumo próprio, injeção, queima e perdas. A produção prevista para o decênio no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 é em média 2% superior à projeção apresentada no ciclo anterior. As diferenças podem ser observadas analisando-se cada categoria de recursos.
Previsão oficial do PDE 2031
De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME), a produção bruta de gás natural esperada para o ano de 2031 é de 277 milhões de m³ por dia. Do total previsto, 90% são sustentados por recursos já descobertos, somando-se a reserva total e os recursos contingentes.
A produção de gás natural esperada para o ano de 2031 para recursos descobertos (RD) é de 249 milhões de m³ por dia, somando-se a reserva total e os recursos contingentes, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.
Previsão da produção bruta de gás natural por recurso
A previsão da produção para gás não associado é superior à do PDE 2030, para o período de 2022 a 2031; Para este ciclo, os patamares dos campos de Azulão e dos Gaviões nas bacias do Amazonas e Parnaíba respectivamente, foram ajustados de acordo com informações atualizadas, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.