O Projeto Felicity apresenta resultados finais de atividades no Brasil, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME).
MME: Felicity e os projetos de energia renovável e eficiência energética
A iniciativa capacitou cidades a desenvolver projetos de energia renovável e eficiência energética, acelerando investimentos urbanos de baixo carbono no Brasil, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).
Incentivo aos investimentos urbanos de baixo carbono
Após cinco anos de exitosa cooperação com o Ministério de Minas e Energia (MME), acelerando investimentos urbanos de baixo carbono no Brasil, o projeto Financing Energy for Low-Carbon Investment – Cities Advisory Facility (Felicity) finaliza as atividades em evento no próximo dia 22 de junho.
Banco Europeu de Investimento (BEI) e o financiamento internacional
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa conjunta do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) capacitou cidades e regiões metropolitanas a desenvolver e implementar projetos de energia renovável elegíveis para financiamento internacional.
O evento de encerramento tem como objetivo debater os resultados alcançados e lições aprendidas do Felicity no Brasil, por meio de um debate guiado entre atores-chave do financiamento urbano. O evento ocorrerá no auditório térreo do Ministério de Minas e Energia (MME) e será transmitido ao vivo, em inglês e português.
Presenças relevantes
O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que a sessão de abertura contará com a presença da direção nacional da GIZ no Brasil e do Conselho da Embaixada da Alemanha para Assuntos Ambientais.
Além disso, estarão também presentes na mesa de abertura o diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético (DDE) do Ministério de Minas e Energia (MME).
Pautas discutidas
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o evento contará com três painéis de discussão: “Energia e Desenvolvimento Urbano”, “Cooperação Local e Impacto Global”, e “Financiamento Climático e Recuperação Verde”.
Durante os painéis, os parceiros da iniciativa discutirão os principais resultados alcançados ao longo da cooperação, tais como eficiência energética em iluminação e edificações públicas, mobilidade elétrica, financiamento urbano e equidade de gênero, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).
DDE e SPE
As atividades do Felicity no Brasil são coordenadas junto ao Departamento de Desenvolvimento Energético (DDE) da Secretaria de Planejamento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME).
O projeto é financiado pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, na sigla em alemão), com recursos do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor (BMUV) da Alemanha, informa o Ministério de Minas e Energia (MME) através de recente divulgação oficial.