Mix de marketing e pesquisa de mercado

O marketing gira em torno do cliente no que diz respeito a comportamento de compra e preferências. Todavia, há abordagens corretas dentro da pesquisa de mercado para extrair esses dados. Confira!

Dentro da gestão de marketing há várias formas de aplicação de uma pesquisa de mercado e essas aplicações são de grande valia para as empresas.

Objetivo da pesquisa de mercado

O objetivo de uma pesquisa de mercado é identificar problemas e solucioná-los. Sendo assim, o objetivo de uma pesquisa é o mesmo do marketing digital, apresentar soluções urgentes, com algumas diferenças quanto às estratégias e dinâmicas de execução.

Os problemas apresentados pela pesquisa de mercado giram em torno de:

  • Características;
  • Participação;
  • Potencial de mercado.

Já as soluções dos problemas visam segmentação e mix de marketing.

Mix de Marketing

A pesquisa de mercado tem várias capacidades, mas dentre elas, pode mostrar o comportamento de compra do consumidor, por exemplo.

Neste caso os critérios são misturados para extrair as amostras. Sendo assim, pode usar nessa pesquisa as abordagens do mix de marketing:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Essas abordagens trazem várias nuances quanto ao comportamento do consumidor.

Comportamento ambiental

Dentro da pesquisa de mercado os dados tangente à sustentabilidade são importantes para estratégias de marketing.

Um das formas que podem ser usadas nesse tipo questão é a análise fatorial, onde pode agrupar questões por nichos de comportamento.

Potencial de mercado

Essa análise é fundamental para estratégias de marketing, inclusive o marketing digital.

São questões que visam saber o quanto atrativo é o produto da empresa para provocar interesse de compra.

Para essas questões recomenda-se utilizar dados secundários, ou seja, outras pesquisas podem basear a sua.

Os clientes são a base do marketing

Essas são apenas algumas vertentes da pesquisa de mercado corroborada pelo mix de marketing.

Essas estratégias foram migradas para o marketing digital, ainda que mudem os termos, as bases estratégicas precisam ser adquiridas via pesquisas e informações oriundas dos clientes.

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