Mix de marketing e pesquisa de mercado
O marketing gira em torno do cliente no que diz respeito a comportamento de compra e preferências. Todavia, há abordagens corretas dentro da pesquisa de mercado para extrair esses dados. Confira!
Dentro da gestão de marketing há várias formas de aplicação de uma pesquisa de mercado e essas aplicações são de grande valia para as empresas.
Objetivo da pesquisa de mercado
O objetivo de uma pesquisa de mercado é identificar problemas e solucioná-los. Sendo assim, o objetivo de uma pesquisa é o mesmo do marketing digital, apresentar soluções urgentes, com algumas diferenças quanto às estratégias e dinâmicas de execução.
Os problemas apresentados pela pesquisa de mercado giram em torno de:
- Características;
- Participação;
- Potencial de mercado.
Já as soluções dos problemas visam segmentação e mix de marketing.
Mix de Marketing
A pesquisa de mercado tem várias capacidades, mas dentre elas, pode mostrar o comportamento de compra do consumidor, por exemplo.
Neste caso os critérios são misturados para extrair as amostras. Sendo assim, pode usar nessa pesquisa as abordagens do mix de marketing:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Essas abordagens trazem várias nuances quanto ao comportamento do consumidor.
Comportamento ambiental
Dentro da pesquisa de mercado os dados tangente à sustentabilidade são importantes para estratégias de marketing.
Um das formas que podem ser usadas nesse tipo questão é a análise fatorial, onde pode agrupar questões por nichos de comportamento.
Potencial de mercado
Essa análise é fundamental para estratégias de marketing, inclusive o marketing digital.
São questões que visam saber o quanto atrativo é o produto da empresa para provocar interesse de compra.
Para essas questões recomenda-se utilizar dados secundários, ou seja, outras pesquisas podem basear a sua.
Os clientes são a base do marketing
Essas são apenas algumas vertentes da pesquisa de mercado corroborada pelo mix de marketing.
Essas estratégias foram migradas para o marketing digital, ainda que mudem os termos, as bases estratégicas precisam ser adquiridas via pesquisas e informações oriundas dos clientes.