A Cultura Organizacional e a Gestão de Pessoas

Cultura Organizacional – Chiavenato

A cultura organizacional é um tema abordado por Chiavenato, um dos maiores nomes quando pensamos em Administração.

Segundo Chiavenato a cultura organizacional é uma forma de motivar as pessoas, estimular a satisfação, bem como melhora os resultados.

“Os indivíduos aguardam recompensas, satisfações e frustrações e, essas expectativas tendem a levar à motivação. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho” Chiavenato (2002)

Chiavenato destaca que como a pessoa se sente em relação ao trabalho implica na motivação, ao passo que altera os resultados.

Resultados diretos e indiretos

Sendo assim, a cultura organizacional implica nos resultados de uma empresa, de forma direta ou indiretamente. Basta pensar no fluxo de trabalho de uma empresa maior, onde as pessoas estão desmotivadas e diminuem seu fluxo de trabalho.

Sendo uma grande equipe, são muitos processos que entrarão numa lentidão difundida na rotina. Contudo, se a empresa possui uma cultura aberta, ao ouvir os primeiros funcionários, pode acabar, ou ainda não deixar fluir essa cadeia contraproducente.

Missão, Visão e Valores

Por isso que uma cultura organizacional precisa estar baseada na missão, visão e valores da empresa.

Entretanto, para que uma empresa de valores humanos e abertos possa ter uma cultura correlata, precisa que a rotina da empresa aberta, ao passo que as pessoas tenham oportunidades de sugerir ideias e influenciar processos.

Gestão de Pessoas é Gestão da Empresa

Por isso uma cultura aberta altera os resultados das entregas aos clientes. Bem como Chiavenatto diz em seus livros, a motivação interna altera os resultados de uma empresa, por isso que uma gestão participativa é uma forma estratégica de melhorar seus resultados.

A gestão de pessoas é uma vertente importante na gestão holística, ao passo que essa gestão é reforçada pela cultura interna. Afinal, essencialmente uma cultura organizacional é feita por pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.