Ministro da Educação informa liberação das verbas destinadas a universidades - Notícias Concursos

Ministro da Educação informa liberação das verbas destinadas a universidades

O ministro da Educação, Victor Godoy, informou nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, que o Governo Federal vai liberar o limite de empenho orçamentário para universidades públicas, institutos federais de ensino e também para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na última semana, o governo havia determinado um contingenciamento dos recursos de diversos ministérios, incluindo o Ministério da Educação. O bloqueio dos recursos do MEC era o maior e, segundo a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), afetaria o funcionamento das universidades.

Na tarde de ontem (7), o ministro informou, através de postagem de vídeo nas redes sociais, que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, Guedes teria aceitado desbloquear os recursos financeiros das universidades.

“Estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”, afirmou Godoy. No entanto, o chefe da pasta não informou se a liberação dos valores previstos no contingenciamento será integral e imediata.

O ministro havia afirmado anteriormente que o bloqueio não afetaria o funcionamento das intuições e que não se tratava de um corte de verbas. De acordo com Godoy, tratava-se de uma limitação temporária. Em entrevista à TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro afirmou:

“O que aconteceu foi uma limitação da movimentação financeira. A gente distribuiu isso ao longo de outubro, novembro e dezembro. A gente chama isso de limitação de movimentação”.

No pronunciamento feito ontem, o ministro ressaltou: “Eu já tinha dito que não haveria impacto para as universidades e os institutos, que nós tratamos de caso a caso. E agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e agilizar a vida de todo mundo”. Veja o pronunciamento na íntegra.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também OBMEP 2022: provas da 2ª fase da Olimpíada de Matemática são aplicadas hoje (8).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?