Ministro da Educação está com Covid-19 - Notícias Concursos

Ministro da Educação está com Covid-19

O pastor e professor é o quarto a chefiar o Ministério da Educação e foi empossado na última quinta-feira (16)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou no início da tarde de segunda-feira (20) que está com Covid-19. “Acabo de receber agora pela manhã resultado positivo para COVID. Já estou medicado e despacharei remotamente”, afirmou em uma rede social.

O pastor e professor é o quarto a chefiar o Ministério da Educação e foi empossado na última quinta-feira (16). O anúncio de que ele está com Covid-19 ocorre enquanto se intensificam as negociações sobre a renovação do Fundeb, um dos principais desafios da pasta.

Há duas semanas, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que contraiu a Covid-19. Desde então, ele vem trabalhando na residência oficial do Palácio da Alvorada e participou da posse de Ribeiro por videoconferência.

Porém, diversos ministros participaram da solenidade presencialmente:

  1. Braga Netto, da Casa Civil;
  2. Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral;
  3. Ernesto Araújo, das Relações Exteriores;
  4. Fábio Faria, das Comunicações;
  5. Paulo Guedes, da Economia;
  6. André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública;
  7. Augusto Heleno, do GSI;
  8. Damares Alves, dos Direitos Humanos;
  9. Bento Albuquerque, de Minas e Energia;
  10. Ricardo Salles, do Meio Ambiente;
  11. Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo;
  12. Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo;
  13. Roberto Campos Neto, do Banco Central;
  14. Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia.

Promessa de diálogo e Estado laico

A chegada de Ribeiro ao MEC foi vista por parlamentares como um aceno do governo à bancada evangélica, que compõe parte significativa da base de Bolsonaro no Congresso. Membros dessa ala pressionaram o presidente para ter um representante à frente da educação.

Em seu primeiro pronunciamento, o novo ministro afirmou que pretende pautar sua gestão baseado no Estado laico. “Tenho a formação religiosa. Meu compromisso, que assumo hoje, ao tomar posse, está bem firmado e bem localizado em valores constitucionais, da laicidade do Estado e do ensino público. Assim, Deus me ajude”, afirmou.

Em outro trecho do discurso de posse, Ribeiro ressaltou que tem como objetivo criar pontes de diálogo com educadores e acadêmicos, segundo ele “entristecidos” com a situação educacional do país. Bolsonaro complementou por videoconferência: “Com toda certeza, a chegada de um ministro voltado para o diálogo, usando a sua experiência e querendo o melhor para as crianças, esse entendimento se fará presente”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?