• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Educação

Empossado, Milton Ribeiro afirma que gestão será pautada pelo diálogo com educadores

Marina Silva por Marina Silva
17 de julho de 2020, 10:14h
em Educação
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Escolhido como novo ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, o pastor e advogado Milton Ribeiro tomou posse na quinta-feira (16) no Palácio do Planalto. O presidente da República participou da cerimônia virtualmente, do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, já que está infectado pelo coronavírus e, portanto, precisa se manter isolado.

A cerimônia contou com a presença de outros ministros, como Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) e Walter Braga Netto (Casa Civil). Ribeiro fez um breve discurso com algumas diretrizes que, segundo ele, vão nortear sua gestão, como a ênfase no ensino profissionalizante e no “resgate do respeito ao professor”. Ele é o quarto nome a ocupar o cargo ao longo do atual governo.

Além de apontar o que pretende fazer à frente do MEC, a posse também serviu para que Ribeiro pudesse explicar posicionamentos públicos que teve como pastor da Igreja Presbiteriana Jardim Oração, de Santos, no litoral paulista.

Ribeiro era integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência da República desde maio de 2019, quando foi nomeado ao cargo por Bolsonaro. Sua posse no MEC encerra o período em que o ministério ficou sem um titular, a partir da saída de Abraham Weintraub, em 18 de junho.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

 

O uso da ‘dor’ para educar crianças

Desde que foi anunciado por Bolsonaro, em 10 de julho, vídeos na internet suscitaram polêmicas em torno do novo ministro da Educação. Em um dos registros, intitulado “A vara da disciplina”, publicado em 2016 pela Igreja Presbiteriana Jardim de Oração, Ribeiro defende a punição física de crianças como método de ensino.

“A correção é necessária para a cura. Não vai ser obtido por meios justos e métodos suaves. Talvez uma porcentagem aí muito pequena de criança precoce, superdotada, é que vai entender o seu argumento. Deve haver rigor, severidade. E vou dar um passo a mais, talvez algumas mães até fiquem com raiva de mim: [a criança] deve sentir dor”, afirmou Ribeiro.

VocêPode Gostar

Estudante segura livros em uma biblioteca durante formação de pós-graduação.

Título, duração e mercado de trabalho: veja as diferenças entre mestrado profissional e especialização

5 de agosto de 2026, 16:53h
Jovem consulta o resultado da nova chamada do Prouni 2026 pelo notebook em um ambiente de estudos.

Prouni 2026 divulga nova chamada para o 2º semestre; veja se seu nome está na lista

5 de agosto de 2026, 11:59h
Imagem ilustrativa de jovem de óculos e camisa vermelha de bolinhas segurando um caderno espiral e um lápis junto à cabeça, com expressão de dúvida, remetendo à insegurança na hora de grafar a palavra corretamente

Português sem dúvidas: abdome, abdômen ou abdôme? Descubra antes de escrever

5 de agosto de 2026, 10:21h

Ele disse também que “a vara da disciplina não pode ser afastada da nossa casa”, afirmou. O vídeo acabou apagado depois da nomeação de Ribeiro para o MEC.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) proíbe o castigo físico em crianças desde 2014, após implementação da Lei da Palmada. Ficou estabelecido que as crianças devem ser educadas e cuidadas sem o uso de castigo físico ou de “tratamento cruel” como forma de correção, disciplina e educação.

Durante a posse, Ribeiro disse que jamais falou em violência física. “Nunca defenderei tal prática. É um passado que não queremos de volta”, afirmou, sem explicar por que havia dito ser necessário imprimir dor às crianças, como diz no vídeo. O ministro disse, no entanto, que “a implementação de políticas equivocadas” ajudou a desconstruir a “autoridade do professor em sala aula”, sem exemplificar tais políticas.

O resultado, de acordo com o novo ministro, são “episódios de violência física de alguns maus alunos contra o professor”. “As mesmas vozes críticas [a uma postura rígida de professores e pais] de nossa sociedade devem se posicionar contra tais episódios com a mesma intensidade”, completou Ribeiro.

O ‘sexo sem limites’ nas universidades

Em outro vídeo publicado no YouTube, no canal Meditando na Sã Doutrina, em 2018, Ribeiro dá a entender que o existencialismo foi criado nos anos 1960 e afirma que ele incentiva nas universidades uma “prática totalmente sem limites do sexo”.

O existencialismo surgiu, na verdade, a partir de ideias de filósofos do século 19 e se popularizou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), especialmente na Europa, com foco na liberdade e individualidade humana.

“Para contribuir ainda mais em termos negativos para uma prática totalmente sem limites do sexo veio a questão filosófica do existencialismo, em que o momento é que importa. Não importa se é A, B, se é homem ou se é mulher, se é velho, se é novo. Não interessa. O que interessa é aquele momento. É isso que eles estão ensinando para os nossos filhos na universidade”, disse Ribeiro no vídeo de 2018.Weintraub, seu antecessor, chegou a dizer que as universidades eram palco de “balbúrdia”. Assim como o vídeo “A vara da disciplina”, de 2016, o vídeo do “sexo sem limites” nas universidades também foi apagado após a indicação de Ribeiro para comandar o MEC. O novo ministro não se manifestou sobre essa fala durante a cerimônia de posse.

Promessa de Estado laico e diálogo

A chegada de Ribeiro ao MEC foi vista por parlamentares como um aceno do governo à bancada evangélica, que compõe parte significativa da base de Bolsonaro no Congresso. Membros dessa ala pressionaram o presidente para ter um representante à frente da educação.

Em seu primeiro pronunciamento, o novo ministro afirmou que pretende pautar sua gestão baseado no Estado laico. “Tenho a formação religiosa. Meu compromisso, que assumo hoje, ao tomar posse, está bem firmado e bem localizado em valores constitucionais, da laicidade do Estado e do ensino público. Assim, Deus me ajude”, afirmou.

Em outro trecho do discurso de posse, Ribeiro ressaltou que tem como objetivo criar pontes de diálogo com educadores e acadêmicos, segundo ele “entristecidos” com a situação educacional do país. Bolsonaro complementou por videoconferência: “Com toda certeza, a chegada de um ministro voltado para o diálogo, usando a sua experiência e querendo o melhor para as crianças, esse entendimento se fará presente”.

Um ministério paralisado

Os dois primeiros ministros da Educação de Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez e Weintraub, priorizavam a chamada “guerra cultural”, para combater o que consideravam um domínio da esquerda nos meios acadêmicos.

Ambos tiveram de lidar com contingenciamentos na Educação e corte de bolsas de pesquisa. Weintraub apresentou o Future-se, projeto voltado à participação privada em universidades federais para dar mais autonomia financeira às instituições. Para começar a valer, ele ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.

Também levou adiante um programa para criar 216 escolas cívico-militares até 2023, cujo principal gasto é pagar militares da reserva para atuarem no projeto. O modelo, focalizado e pouco abrangente, é criticado por educadores por impor uma cultura autoritária baseada exclusivamente na imposição da disciplina aos alunos.

A posse de Ribeiro ocorre após quase um mês sem ninguém no comando do MEC. Nesse período, Bolsonaro nomeou Carlos Decotelli para o cargo, mas o economista e professor sequer chegou a tomar posse em razão de erros em seu currículo, no qual havia, por exemplo, um doutorado inexistente.

Outro nome sondado por Bolsonaro foi Renato Feder, secretário estadual de Educação no Paraná. O presidente não chegou a anunciá-lo oficialmente, mas o convite foi feito. A decisão foi duramente criticada pela ala radical do governo, ligada ao polemista Olavo de Carvalho, e também por evangélicos. Feder acabou rejeitando a proposta.

Agora, Ribeiro tem pela frente a aprovação do Fundeb, fundo que é o principal mecanismo de financiamento da educação básica, na Câmara dos Deputados. Tem ainda o desafio de coordenar a situação das escolas em meio à pandemia do novo coronavírus. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020 já foi adiado para o início de 2021. Fonte: Nexo Jornal

Tags: acadêmicocoronaviruseducaçãoeducação brasileiraeducadoresensino básicoestado laicofundebmecmilton ribeironovo ministro da educaçãopandemiaProfessores
Postagem anterior

Concurso Banco do Brasil BB 2020: Edital para nível médio após pandemia! Até R$4 MIL

Próxima postagem

LIBERADOS os saques de até R$2.090 no PIS e até R$1.045 do FGTS

Marina Silva

Marina Silva

Jornalista e Redatora Web

Artigos Relacionados - Posts

Estudante segura livros em uma biblioteca durante formação de pós-graduação.
Educação

Título, duração e mercado de trabalho: veja as diferenças entre mestrado profissional e especialização

5 de agosto de 2026, 16:53h
Jovem consulta o resultado da nova chamada do Prouni 2026 pelo notebook em um ambiente de estudos.
Educação

Prouni 2026 divulga nova chamada para o 2º semestre; veja se seu nome está na lista

5 de agosto de 2026, 11:59h
Imagem ilustrativa de jovem de óculos e camisa vermelha de bolinhas segurando um caderno espiral e um lápis junto à cabeça, com expressão de dúvida, remetendo à insegurança na hora de grafar a palavra corretamente
Educação

Português sem dúvidas: abdome, abdômen ou abdôme? Descubra antes de escrever

5 de agosto de 2026, 10:21h
Jovem com expressão de foco olhando para o notebook, representando as ações que devem ser realizadas antes das provas do Encceja 2026.
Encceja

Faltam menos de 20 dias para as provas do Encceja 2026; veja o que fazer antes do exame

5 de agosto de 2026, 09:32h
Mulher pensa olhando para cima com caderno escrito "Qual idioma aprender?", livros e nomes de idiomas ao fundo.
Educação

Antes de começar um curso, veja qual idioma realmente compensa aprender em 2026

4 de agosto de 2026, 16:41h
Jovem compara as palavras “obsecado” e “obcecado” escritas em folhas de papel, representando a dúvida sobre a grafia correta.
Educação

Parece simples, mas engana: descubra se o certo é obsecado ou obcecado

4 de agosto de 2026, 15:40h
Próxima postagem
Coronavírus: O que muda no FGTS, PIS e INSS durante pandemia? Saiba

LIBERADOS os saques de até R$2.090 no PIS e até R$1.045 do FGTS

O plano de criar uma universidade negra gratuita no Reino Unido

O plano de criar uma universidade negra gratuita no Reino Unido

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Policiais militar e civil da Bahia vistos de costas em uma área urbana.

Concursos na Bahia: confira as últimas atualizações sobre os editais da PM e da Polícia Civil

5 de agosto de 2026, 22:14h
Brasileiro assina contrato de financiamento de veículo em uma concessionária durante o processo de aquisição de um automóvel, representando a contratação pelo programa Move Brasil 2026.

Move Brasil 2026: modalidades, opções de financiamento de veículos, taxas, bancos e forma de solicitação

5 de agosto de 2026, 19:26h
Estudante segura livros em uma biblioteca durante formação de pós-graduação.

Título, duração e mercado de trabalho: veja as diferenças entre mestrado profissional e especialização

5 de agosto de 2026, 16:53h
Professor ministra aula em instituto federal após autorização do MEC para criação de mais de 900 cargos docentes.

MEC autoriza mais de 900 cargos de professor em institutos federais; portaria possibilita realização de novos concursos

5 de agosto de 2026, 16:38h
Mulher sorridente escrevendo em prancheta ao lado de ícones azuis de verificação.

Processo seletivo da Prefeitura de Nova Porteirinha (MG) abre inscrições nesta quinta-feira (6) para nível médio

5 de agosto de 2026, 16:31h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.