Enem 2021 deve acontecer em ‘outubro ou novembro’, diz ministro da Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 já tem uma previsão de data. De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, as provas podem acontecer no mês de outubro ou novembro deste ano. A afirmação do ministro foi dada nesta sexta-feira.

A saber, em 2020 o Enem precisou ser adiado por conta da pandemia do novo coronavírus. Afinal, as datas estavam marcadas para épocas de alta contaminação.

Desse modo, esperava-se que o Enem deste ano também fosse sofrer o adiamento em razão da situação crítica em que ainda se encontra o País. A estimativa era que acontecesse somente em janeiro de 2022.

Entretanto, nesta sexta-feira (14) o ministro afirmou que tudo indica que o exame permanece agendado para 2021.

“Aquilo que eventualmente foi publicado faz parte naturalmente de conversas de bastidores. Foi um documento em que se discutia [a probabilidade do exame ocorrer em janeiro de 2022]”, explicou Ribeiro sobre os despachos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) obtidos pelo G1.

“Está tudo previsto. Tudo indica que lá para outubro, novembro. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia”, disse em inauguração de um centro de ensino infantil em Blumenau, Santa Catarina.

Em 2020, apesar dos pedidos de autoridades e especialistas da educação e dos impactos da pandemia do coronavírus, tanto o Ministério da Educação quanto o Inep chegaram a negar a possibilidade de suspensão ou mudança no exame.

Leia também – UEMG libera resultado do Vestibular 2021 via Enem

Possível adiamento do Enem

Em 19 de maio, o Senado Federal iniciou as discussões sobre o possível adiamento de vestibulares.

Segundo proposta aprovada pela Casa, ficaria prorrogado automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para o ensino superior em caso de reconhecimento de estado de calamidade pública, como no caso da pandemia.

Com aumento da pressão social e legislativa, um dia depois, em 20 de maio, o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem. Nesta sexta-feira, Ribeiro afirmou que não existe chance do exame de 2021 ser cancelado.

“Agora, o de 2021, teremos sim, com toda certeza.”

E então, o que achou desta notícia?

Não deixe de ler também – Isenção da taxa de inscrição do ENEM: veja as datas e como pedir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.