Segundo declaração de Camilo Santana, ministro da Educação, nesta segunda-feira (6), os estudantes que possuem dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já podem começar a renegociar os débitos nesta terça-feira (7). O processo pode ser feito através das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Sendo assim, o governo federal estima que, no total, 1,24 milhão de universitários (incluindo aqueles que já são graduados) terão a oportunidade de renegociar dívidas com o Fies. É importante destacar que dentre esse total de universitários e pessoas já formadas, 300 mil também são beneficiários inscritos no Cadastro Único, sendo que a dívida total a ser renegociada está estimada em R$ 54 bilhões.
Após reunião no Palácio do Planalto com representantes da Caixa, Banco do Brasil, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Camilo declarou o início da renegociação. O ministro da Educação completou dizendo que o governo deve publicar uma resolução, permitindo que os atendimentos comecem nesta terça-feira (7).
“Na quarta-feira, o presidente sancionou. Quinta foi feriado. Na sexta, foi realizada a reunião do grupo gestor do Fies. […] Era para iniciar hoje, mas vamos aguardar a publicação no DOU [Diário Oficial da União] para que, a partir de amanhã, possa se iniciar o atendimento”, afirmou Camilo Santana.
De acordo com o ministro da Educação, o atendimento poderá ser feito nas agências mas também via telefone 0800 dos bancos. “Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês”, afirmou.
Segundo informações do governo, a renegociação de dívidas do Fies pode chegar a abater até 99% do valor total devido, e 100% dos juros e multa. No entanto, as condições dependem de vários fatores, como cada contrato específico e as condições do aluno.
“A preocupação do presidente é dar celeridade e urgência para que a gente possa atender esses mais de 1,2 milhão de clientes do Fies que vão ter o direito de renegociar suas dívidas numa situação muito boa, favorável para essas pessoas”, completou Santana.
A Caixa Econômica Federal está realizando em novembro um leilão de imóveis com descontos de até 95%. No total, 800 imóveis serão oferecidos através do leilão online, espalhados por todas as regiões do Brasil, sendo que os negócios serão divididos em três fases.
A primeira fase deste leilão da Caixa ocorre até o dia 7 de novembro, oferecendo mais de 500 imóveis espalhados entre: Amazonas (5), Pará (10), Alagoas (5), Bahia (5), Ceará (22), Maranhão (2), Paraíba (8), Pernambuco (16), Piauí (4), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (5), Distrito Federal (20), Goiás (64); Mato Grosso do Sul (7), Espírito Santo (2), Minas Gerais (40), Rio de Janeiro (89), São Paulo (85), Paraná (29), Rio Grande do Sul (76) e Santa Catarina (15). Sendo assim, os interessados devem ficar atentos.
A primeira fase do leilão da Caixa se iniciou em novembro, estendendo-se até o dia 7 às 10h. As consultas e lances para os imóveis oferecidos também devem ser realizadas através do site da Fidalgo Leilões. Após o período inicial, as duas próximas etapas do leilão irão ocorrer nos dias 17 de novembro e 5 de dezembro.
Para participar do leilão de imóveis da Caixa, basta que a pessoa física ou jurídica realize um cadastro no site da Fidalgo Leilões, enviando os documentos necessários que são citados no edital.