Ministra confirma novos pontos facultativos para este mês de julho

Ministra confirma novos pontos facultativos para este mês de julho

Ministra da Gestão, Esther Dweck, usou as suas redes sociais para confirmar o estabelecimento de novos pontos facultativos

O Governo Federal confirmou nesta segunda-feira (17) o estabelecimento de novos pontos facultativos para este mês de julho. A informação foi confirmada pela Ministra da Gestão, Esther Dweck, por meio de suas redes sociais. A ideia é que os servidores públicos ganhem a liberação para acompanhar os jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina da FIFA.

“A pedido da ministra Ana Moser (Esportes) e por ordem do presidente Lula, vou assinar portaria alterando horário de expediente de servidores nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Quem optar por ver os jogos, poderá chegar duas horas após o apito final”, disse a Ministra da Gestão. 

“A alteração de horário é opcional dos servidores e as horas têm de ser repostas. É a mesma medida administrativa realizada nos dias de jogos da seleção masculina de futebol na Copa, o que garante equidade de tratamento do esporte feminino”, completou ela em postagem publicada nas suas redes sociais oficiais nesta segunda-feira (17).

A ideia de estabelecer o ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina já tinha sido ventilada pela Ministra dos Esportes, Ana Moser, nas últimas semanas. Na sexta-feira (14), o martelo foi batido em definitivo pelo presidente Lula, mas a confirmação só foi oficializada nesta segunda-feira (17).

Jogos de madrugada

Nas redes sociais, algumas pessoas criticaram o fato de o plano de ponto facultativo estar sendo estabelecido para uma competição que deve ocorrer na Austrália e na Nova Zelândia. A grande maioria das partidas deve mesmo ocorrer no período da madrugada aqui no Brasil.

Contudo, os jogos específicos da Seleção Brasileira estão marcados para o período da manhã. Os horários, aliás, foram definidos pela FIFA justamente para conseguir alcançar a audiência dos brasileiros. O Brasil foi o país que mais acompanhou a Copa do Mundo Feminina na última edição do evento, ainda em 2019.

Quando o Brasil jogar às 7h30, o expediente dos servidores públicos poderá começar apenas a partir das 11h. Quando a seleção jogar às 8h, o trabalhador poderá começar o seu trabalho apenas a partir do meio-dia. A citada compensação dos horários será feita apenas no dia 29 de dezembro.

Esta é a primeira vez que o Brasil estabelece ponto facultativo para uma edição da Copa do Mundo Feminina. Normalmente, estes tipos de decretos são tomados apenas para a Copa do Mundo Masculina, torneio em que a Seleção brasileira costuma ser mais tradicional.

Quando o Brasil joga na Copa do Mundo?

Se você é servidor público e quer começar a se programar para assistir os jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina, basta conferir o calendário completo para saber quando os jogos devem ocorrer, além dos horários (de Brasília) que foram programados pela FIFA.

Veja abaixo:

  • 24 de julho (segunda) – BRASIL X PANAMÁ 8h
  • 29 de julho (sábado) – BRASIL X FRANÇA 7h;
  • 2 de agosto (quarta) – BRASIL X JAMAICA 7h.

Em caso de classificação em 1º e considerando que vá passando de fase:

  • Oitavas de Final: 8 de agosto (terça) – 8h;
  • Quartas de Final: 12 de agosto (sábado) – 4h;
  • Semifinal: 16 de agosto (quarta) – 7h;
  • Final: 20 de agosto (domingo) – 7h.

Em caso de classificação em 2º e considerando que vá passando de fase:

  • Oitavas de Final: 8 de agosto (terça) – 5h;
  • Quartas de Final: 12 de agosto (sábado) – 7h30;
  • Semifinal: 16 de agosto (quarta) – 7h;
  • Final: 20 de agosto (domingo) – 7h.
Ministra confirma novos pontos facultativos para este mês de julho
Brasil em treinamento na Austrália. Imagem: Thais Magalhães/CBF

Não sou servidor público

Diferente de um feriado, um ponto facultativo não se aplica a todos os trabalhadores do Brasil. Assim, quem não é servidor público segue precisando trabalhar mesmo nos dias dos jogos da Seleção Feminina.

De todo modo, o cidadão pode optar por chegar a um acordo com o empregador para conseguir ver os jogos e pagar as horas em um outro momento.

Também há a opção de convencer o empregador a permitir a transmissão da partida no local do trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?