Geografia: Como ocorre a formação das montanhas?

Montanhas são formas de relevo que se elevam acima do terreno circundante, normalmente com milhares de metros de altura. Algumas se erguem sozinhas; outras fazem parte de longas cadeias chamadas cordilheiras. Elas se formam de três maneiras:

  • Explosões vulcânicas
  • Falhas tectônicas que ocorrem quando as placas tectônicas deslizam umas sobre as outras
  • Colisões tectônicas

A altura de uma montanha depende, em parte, de onde ela se origina. As montanhas que começam sob o mar são mais altas, de cima para baixo, do que aquelas que se originam na terra. Outro fator importante é a idade da montanha. As montanhas mais antigas tiveram mais tempo para sofrer erosão, tornando-as menores (em geral) do que as montanhas mais novas.

A ciência por trás das formações montanhosas

Todas as montanhas são formadas, de uma forma ou de outra, pelo movimento das placas tectônicas – enormes placas de rocha que flutuam no magma líquido que se encontra sob a crosta terrestre e o manto superior (a camada logo abaixo da crosta). As placas tectônicas não se movem rapidamente, mas quando se separam ou se juntam, o impacto pode ser explosivo. É o movimento das placas em relação umas às outras que causa a formação das montanhas.

Mergulho de placas tectônicas

Quando os limites entre duas placas tectônicas se afastam, o resultado é descrito como um limite divergente. A rocha molton (magma) sobe entre as placas. Conforme o magma esfria, ele cria uma nova crosta oceânica. No processo, no entanto, o magma pode explodir para cima na forma de um vulcão . Na verdade, as partes mais vulcânicas do planeta – a Dorsal Mesoatlântica e o Anel de Fogo do Pacífico – são o resultado de placas tectônicas divergentes.

Colisão de placas tectônicas

Quando duas placas colidem, o resultado é chamado de limite convergente. A incrível força da colisão pode fazer com que partes das placas tectônicas se movam para cima para formar cadeias de montanhas. Os terremotos geralmente são o resultado da colisão de duas placas tectônicas. Alternativamente, uma placa pode se mover para baixo para formar uma trincheira oceânica. Quando isso acontece, o magma sobe pelo fundo do oceano e se solidifica, formando o granito.

Placas tectônicas deslizando

Quando duas placas tectônicas deslizam uma sobre a outra, ocorrem terremotos . A Falha de San Andreas é um grande exemplo de um ponto em que isso está ocorrendo. Terremotos ocorrem nesses locais, mas como o magma sob a superfície da Terra não é perturbado, nenhuma nova crosta é criada ou destruída. Isso é chamado de limite de placa de transformação.

E então, gostou de conhecer o tema?

Não deixe de ler também – Dunas: Tópicos relevantes para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.