Meus liderados têm medo de mim, o que eu posso fazer? Como lidar com esse tipo de funcionário que, inclusive, evita a minha presença?
Se esses questionamentos estão “assombrando” a sua rotina de liderança, primeiramente respire fundo! Você não é o primeiro chefe/líder a passar por isso. Muitas vezes, os colaboradores chegam até você traumatizados do último gestor. Também pode ser o caso de rever os seus comportamentos…
Isso quer dizer que algumas ações e análises podem ajudar nesse tipo de situação. Destacamos algumas delas no decorrer deste conteúdo. Acompanhe!
Meus liderados têm medo de mim! O que fazer?
Antes de se desesperar ao dizer “meus liderados têm medo de mim”, vamos pensar em boas estratégias para lidar com essa situação? Então chegou a hora de praticar a sua autoanálise! Veja abaixo as nossas sugestões:
1. Faça uma autoanálise da sua postura
Analise como tem sido a sua postura para com os seus liderados. Será que você tem uma comunicação amigável? Será que você acabou sendo rude com as outras pessoas? Ou ainda, será que você tem comportamentos impulsivos? Analise tudo isso.
Às vezes, cometemos alguns equívocos na hora de demonstrar alguma insatisfação, que pode inibir a outra pessoa de conversar conosco. Cuide da sua postura! Seja educado, sorria, dê bom dia… Não fique fechado no seu mundo.
2. Adquira uma comunicação mais agradável e amigável
Seja mais agradável e amigável na hora de conversar com as pessoas. Não se feche em um universo extremamente formal, no qual apenas palavras rebuscadas são utilizadas no momento em que se comunica com os liderados.
Pelo contrário! Saiba ter uma postura de parceiro profissional, que ajuda, auxilia, escuta ativamente e redireciona quando necessário.
3. Aproxime-se dos seus colaboradores e conheça-os de verdade
Fique mais perto dos seus colaboradores. Às vezes você diz “meus liderados têm medo de mim”, e nunca sequer puxou conversa com um deles.
Sendo assim, busque conhecê-los de verdade, pois acima de tudo isso também ajuda na hora de delegar tarefas.
4. Não seja do tipo que “pune” os erros
Não fique punindo os erros. Você deve ensinar, orientar e ajudar. Não ficar “apontando” o tempo todo a falha alheia. Seja mais empático!
5. Cuidado com a forma como você dá os feedbacks negativos
Os feedbacks negativos devem ser dados de forma inteligente. Nada de criar uma enxurrada de comentários negativos sem direcionar ou, ainda, sem apontar nenhum fator positivo da atuação do profissional.
Lembre-se de imaginar se fosse o contrário: Como você gostaria de receber tal feedback negativo?
6. Solicite um feedback/sugestões
Por fim, se você quer melhorar a relação com os seus liderados, comece a solicitar mais sugestões e bons feedbacks. Eles podem, inclusive, escrever sobre a sua atuação de forma autônoma, ajudando-o a entender os seus pontos de melhoria e quais são as suas verdadeiras qualidades.
Logo, torna-se possível criar uma postura profissional mais acolhedora, compreensiva e que fique longe da situação de deixar os liderados com medo.
Boa sorte nas suas mudanças positivas e grandes descobertas!