Meu INSS: como consultar resultado do Auxílio Doença no app

Meu INSS: como consultar resultado do Auxílio Doença no app

De acordo com as informações do próprio INSS, é possível verificar como está a situação do Auxílio doença através do app

Muita gente não sabe, mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem um app que oferece uma série de possibilidades para os seus segurados. Por lá, dá para fazer consultas sobre vários serviços. No entanto, muitos usuários não sabem muito bem como proceder diante de todas essas regras. A boa notícia é que não é tão difícil fazer isso.

Aliás, uma das dúvidas mais frequente se relação ao INSS é o acompanhamento do resultado do Auxílio Doença. Esse é um dos benefícios que mais registram pedidos em todo o Instituto. Para acompanhar essa solicitação, o primeiro passo é ir até a loja de aplicativos do celular e baixar o app oficial do Meu INSS.

Logo depois de fazer o download, o cidadão precisa entrar em sua conta com e-mail e senha. Se ainda não tem esses dados, é importante realizar o cadastro. O próprio app oferece essa possibilidade. Feito isso, é só inserir o login e ir para a página principal do aplicativo. Por lá, haverá uma série de opções.

O cidadão que quer ver a situação do auxílio doença, precisa ir até a opção Serviços em Destaque. Logo depois, ele tem que clicar no Resultado de Benefício por Incapacidade. Pronto. Isso é o suficiente para saber se o pedido foi aceito ou negado. Em tese, o instituto precisa avisar ao trabalhador em caso de resposta positiva ou negativa.

Quando esse benefício é concedido, o INSS informa também uma série de outros dados importantes. É neste momento que o cidadão vai saber qual é o valor dessa ajuda. Neste mesmo momento, ele também vai saber a data em que o pagamento vai acontecer. Dessa forma, vai dar para se programas financeiramente.

Quando sai o resultado

Pelas regras gerais do próprio INSS, a resposta para a entrada no Auxílio doença fica disponível a partir das 21h do mesmo dia da realização do exame. Isso acontece independente do horário em que o cidadão realizou a perícia médica.

Em alguns casos, quando o usuário faz todo esse procedimento no app do Meu INSS, ele recebe uma mensagem diferente. Trata-se portanto do “Nenhum Benefício Encontrado para consulta”. Casos assim são mais comuns do que se imagina.

Normalmente, quando isso acontece é porque existe alguma espécie de pendência no cadastro do cidadão. De qualquer forma, para tentar resolver esse problema é preciso ligar para o número 135 e tentar encontrar uma solução.

Perícias para o Auxílio Doença

Todo mundo que esteja precisando do Auxílio doença do INSS precisa passar pela perícia médica. É portanto quando o cidadão vai até a agência e passa a ser examinado justamente pelo profissional que se chama de perito médico.

Nos últimos meses, vale lembrar, aconteceu uma grande confusão em torno dessa função. É que depois de passar meses com as agências fechadas, esse peritos decidiram não retomar as atividades. Eles, aliás, alegavam que o INSS não estava oferecendo segurança para trabalho no meio de uma pandemia.

De qualquer forma, a situação agora está bem mais normalizada. Isso está acontecendo pelo menos dentro da medida do possível. Isso porque de acordo com informações oficiais, a fila para requerimento do INSS está atualmente na casa dos 1,8 milhão de processos.

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