Qual melhor método para absorver conteúdos de estudo?

Existem diversas maneiras de estudar, e escolher o método de estudo correto tornou-se fundamental para ir bem em provas de concursos públicos, vestibulares e Enem

Dessa maneira, tornou-se importante você saber que tipo de aluno é. Ou seja, se prefere estudar por meio de leituras, resumos, resolução de exercícios, vídeos, entre outros. 

A saber, a memória se comporta de forma diferente dependendo do tipo de estudo. Pois cada ser humano possui um método que tem maior facilidade de aprendizado. 

Por exemplo, grifar determinadas partes do texto, ou criar um mapa mental, podem provocar um efeito satisfatório de aprendizagem para alguns estudantes. 

No entanto, vale destacar que não existe uma prática melhor que a outra. Tudo irá depender de como o aluno se comporta com determinado método de estudo. 

Método de estudo: Modos de absorção de conteúdos

O primeiro passo que o estudante precisa identificar, como absorve conhecimento, para conseguir identificar qual a melhor maneira de estudar. 

Desse modo, podemos diferenciar algumas pessoas das outras, por exemplo, muitas delas são auditivas, ou seja, precisam ouvir o conteúdo para desenvolver uma linha de raciocínio. 

Dessa maneira, os estudantes conseguem absorver e guardar o conteúdo por meio de ditados. Por isso, esses alunos podem gravar suas aulas, tal qual ler de voz alta ou estudar por meio de podcasts de ensino. 

Já para as pessoas que absorvem conhecimento de forma visual, a imagem torna-se fundamental para aprendizagem. Por isso, elas aprendem mais facilmente através de gráficos, tabelas, fórmulas e marcações. 

Além disso, existem pessoas cinestésicas que aprendem conteúdos de forma prática. Ou seja, o estudante deve escrever e passar a limpo toda a matéria para fixar o conteúdo, tal qual resolver exercícios. 

Afinal, o aluno faz associações por meio dos movimentos. Dessa maneira, assistir aulas dinâmicas, onde os professores alternem a modulação da voz, pode ser uma das maneiras de absorver conhecimento. 

Existem diversos métodos de estudo, escolha aquele que mais se adequa, respeite seu estilo e consiga extrair o máximo das aulas e métodos de aprendizagem. 

Vale dizer que hoje em dia, os alunos podem estar munidos com bastante material extra e inovadores como videoaulas, podcasts, entre outros.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre método de estudo? 

Não deixe de ler também – 3 passos para seguir até sua próxima prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.