Metaverso: a tecnologia que pode criar uma nova realidade mercadológica
A tecnologia metaverso pode criar uma nova realidade mercadológica, sendo uma inovação disruptiva. Saiba mais!
A tecnologia metaverso é dinâmica, se referindo a uma mescla de realidade aumentada e realidade virtual, dentro de um novo parâmetro de inteligência artificial.
Metaverso: a tecnologia que pode criar uma nova realidade mercadológica
Em suma, trata-se de uma plataforma virtual que representa um ambiente realista, permitindo a interação, contudo, a experiência sensorial do metaverso é real, o que modifica o conceito de interação assistida.
Sendo assim, o metaverso é uma nova forma de conexão dentro de uma realidade virtual, já que permite a customização do universo criado dentro dessa realidade, visto que é possível personalizar produtos, serviços, avatares etc.
Muitas definições
Por isso, as definições de metaverso são múltiplas, já que o conceito se refere a uma mudança tecnológica, inovadora e universal. Visto que trata-se de uma experiência imersiva através de um mundo virtual.
A expansão aprofundada da experiência vivenciada pode ser conceituada como uma evolução dos jogos virtuais. Por isso, o metaverso se refere a um universo aberto, sem a restrição e os limites de um jogo, sendo uma tecnologia paralela à vida real.
A tecnologia do metaverso é infinitamente complexa, já que está presente em diversos segmentos e pode modificar o fluxo de oferta e demanda mundial.
Uma nova experiência para o cliente
O conceito do metaverso pode potencializar o e-commerce, por exemplo. Uma vez que através de uma experiência sensorial, o cliente pode conhecer uma loja virtual dentro da dinâmica do universo paralelo, o que torna o conceito da loja visível, sensorial e inovador.
Grandes empresas estão investindo na tecnologia metaverso, como a Gucci, Microsoft, Facebook, Google, Nike, Disney etc. Visto que são empresas que lançaram produtos dentro dessa nova realidade digital.
Uma inovação que requer investimentos
A tecnologia metaverso ainda requer estudos e adaptações, principalmente para que essa tecnologia se torne popular para todas as empresas. Contudo, não deixa de ser uma inovação tecnológica disruptiva que está determinando as tendências do mercado.
Sendo assim, como aconteceu em outras tecnologias, como o conceito omnichannel, por exemplo, em breve o metaverso será uma obrigatoriedade implícita à atuação empresarial na era digital.
Uma vez que a realidade paralela se torna cada vez mais fidedigna à vida real, criando uma nova forma de consumir, comprar, vender, negociar e realizar propagandas, bem como, a interação social pode ser modificada de forma exponencial pelo metaverso. Portanto, mais do que uma tendência, o conceito metaverso é uma tecnologia que cria uma nova realidade mercadológica.