Mesopotâmia Antiga: Tópicos importantes para estudar

Na Mesopotâmia Antiga, aconteceram diversos avanços nas áreas da ciência e tecnologia. Acompanhe o artigo e fique por dentro das principais invenções.

Escrita

Um dos principais avanços conquistados pelos mesopotâmicos foi a invenção da escrita pelos sumérios. 

Através dela criaram as primeiras leis registradas, conhecidas como: Código de Hammurabi. 

A roda

Embora os pesquisadores não saibam de fato quem inventou a toda, ela foi encontrada na Mesopotâmia Antiga. 

Alguns arqueólogos, acreditam que na Suméria a toda foi utilizada pela primeira vez para fabricação de cerâmica em 3.500 a.C. e mais tarde em suas carruagens em 3.200 a.C. 

Matemática

Os mesopotâmicos usavam um sistema numérico com a base 60 (como usamos a base 10). Eles dividiram o tempo por 60 segundos, incluindo um minuto de 60 segundos e uma hora de 60 minutos, que ainda usamos até os dias de hoje.  

Eles também dividiram o círculo em 360 graus, assim como tinham um amplo conhecimento de matemática, incluindo: 

  • Adição, 
  • Subtração, 
  • Multiplicação, 
  • Divisão, 
  • Equações quadráticas, cúbicas e frações. 

A matemática foi fundamental para manter o controle de registros, bem como em suas construções. 

Os mesopotâmicos tinham fórmulas para descobrir a circunferência e a área de diferentes formas geométricas, como retângulos, círculos e triângulos. 

Astronomia

Utilizando matemática avançada, os astrônomos da Mesopotâmia foram capazes de seguir os movimentos das estrelas, planetas e da lua. 

Uma grande conquista foi a capacidade de prever os movimentos de vários planetas. Era necessário usar lógica, matemática e processos científicos. 

Ao compreender as fases da Lua, os mesopotâmicos criaram o primeiro calendário. 

Medicina

Os babilônios fizeram vários avanços na medicina. Eles utilizavam a lógica e o histórico médico registrado para poder diagnosticar e tratar doenças. 

Tecnologia

Os mesopotâmicos fizeram muitas descobertas tecnológicas. Eles foram os primeiros a usar a roda de oleiro para fazer cerâmica resistente. 

Além disso, também utilizaram irrigação para levar água para suas plantações, assim como usaram o bronze e posteriormente o ferro para fazer ferramentas e armas resistentes.

E então, gostou de saber mais sobre a Mesopotâmia Antiga? Não deixe de ler também –  Auxílio Emergencial pode ser liberado em 2022? Veja como

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.