Mês de Agosto terá DUAS SUPERLUAS. Saiba as datas desse FENÔMENO RARO

A próxima vez que a Lua Cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será em 25 de novembro de 2034.

Agosto é um mês repleto de surpresas para os entusiastas do cosmos. Este ano, o oitavo mês nos presenteia não apenas com uma, mas com duas superluas – um fenômeno raro e impressionante.

O que é uma Superlua?

Superlua é um termo usado para descrever a Lua quando ela está no perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Durante este período, a Lua aparece mais brilhante e maior do que o normal aos nossos olhos.

Superlua de Agosto: Datas Importantes

O mês de agosto de 2023 será marcado por duas Superluas. A primeira ocorrerá na noite de 1º de agosto, quando a Lua estará a uma distância de 357.530 quilômetros da Terra. A segunda Superlua ocorrerá no dia 30 de agosto, quando a Lua estará ainda mais próxima, a 357.344 quilômetros de distância.

Além das Superluas, agosto também testemunhará o fenômeno da Lua Azul, que ocorre quando duas luas cheias acontecem dentro do mesmo mês. A última vez que o fenômeno da Lua Azul ocorreu foi em 2018, e a próxima ocorrência prevista é apenas em 2037.

O Brilho das Superluas

As Superluas de agosto serão mais próximas e brilhantes do que as outras duas que ocorreram em 2023. Segundo Fred Espenak, astrofísico aposentado da NASA, as noites quentes de verão são o momento ideal para observar o nascer da lua cheia no céu oriental, minutos após o pôr do sol.

Superlua2
As Superluas de agosto serão mais próximas e brilhantes do que as outras duas que ocorreram em 2023. Imagem: Reprodução

Observando a Superlua

A observação do fenômeno da Superlua pode ser aprimorada se o céu estiver claro e com o uso de binóculos ou telescópios. Vale lembrar que a Lua Cheia de agosto é tradicionalmente conhecida como a Lua do esturjão, devido à abundância desse peixe nos Grandes Lagos durante este mês, há centenas de anos atrás.

Condições Climáticas e a Superlua

É importante lembrar que as condições climáticas podem afetar a visibilidade desses eventos. Portanto, consulte a previsão do tempo e planeje-se para não perder esses fenômenos incríveis. Se o tempo colaborar, agosto será um mês de grandes observações, proporcionando aos observadores uma ótima chance de ter vistas e registros dos eventos.

Superlua e a Ciência

Os termos “Lua azul” e “Superlua” não são definições científicas. O termo “superlua” foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Na revista periódica americana Dell Horoscope, que não existe mais, ele escreveu que receberia o selo “super” uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto.

Trajetória da Lua

A Superlua, que pode ser cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano. No entanto, em alguns casos, a distância Terra-Lua é menor do que em outros. Isso ocorre porque a órbita da lua não é circular, mas sim elíptica.

Fenômeno da Superlua

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, destacou a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

O Futuro das Superluas

A próxima vez que a Lua Cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será em 25 de novembro de 2034. Portanto, aproveite a oportunidade para observar a superlua de agosto e maravilhe-se com as maravilhas do nosso universo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.