Entrar no mercado de investimentos requer planejamento e controle, por isso, é viável que conheça todas as opções de escolhas e analise as possibilidades que melhor atendem aos seus objetivos em curto, médio e longo prazo.
O mercado de investimento tem crescido ultimamente e tem se tornado uma importante vertente dentro de um planejamento financeiro pessoal. No entanto, embora a elevação de pessoas físicas seja positiva dentro do mercado de investimentos, é necessário que tenha clareza sobre seus objetivos, bem como tenha cuidado com golpes e fraudes.
É aconselhável entender a economia e sua volatilidade. Além disso, estudos referentes ao mercado de investimentos devem ser feitos por meio de plataformas oficiais. Por isso, considere o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e sites específicos de fintechs ou de bancos tradicionais.
Ao analisar as possibilidades, considere suas necessidades. Por isso, alguns questionamentos são relevantes dentro de um processo planejado para amparar a sua entrada no mercado de investimentos.
Estes são apenas alguns exemplos de questionamentos cabíveis para o entrante no mercado de investimentos, já que dessa forma poderá direcionar as opções de acordo com suas necessidades.
Vale ressaltar que os especialistas aconselham que o novo investidor entre no mercado através das opções de renda fixa e nunca invista todo o seu dinheiro disponível em uma única aplicação.
Além disso, desconfie de promessas de ganhos muito elevados e fora da realidade do mercado, já que muitas dessas promessas fazem parte de golpes e/ou esquemas de pirâmides.
Portanto, busque por fontes oficiais e planeje a evolução do seu processo. Dessa forma, poderá elevar suas chances de sucesso através de um planejamento financeiro consolidado e baseado em fases que considerem o mercado e sua volatilidade. Por isso, é importante investir valores baixos para que se entenda de forma prática o funcionamento de cada opção