Cada vez mais surgem novos entrantes no mercado de investimentos, por isso, é importante que o interessado nessa modalidade realize um planejamento financeiro e considere suas particularidades dentro do seu processo.
Mercado de investimentos: considere suas particularidades no plano de finanças
O mercado de investimentos oferece muitas opções, ao passo que também pode ser muito arriscado para quem deseja elevar a sua rentabilidade, por isso, devem ser considerados os riscos da economia de forma abrangente.
Estude a economia e sua volatilidade
É muito importante que estude o mercado e analise a economia de forma global, de modo que considere a volatilidade atual e suas reais possibilidades de ganhos e perdas. Ao elaborar um planejamento financeiro para se tornar um investidor, é viável questionar alguns pontos específicos, considerando suas particularidades.
Questione pontos importantes e direcione o seu processo
Dessa forma, poder adaptar planejamentos disponíveis no mercado e viabilizar suas metas organicamente. Sendo assim, questione alguns pontos relevantes, tais como:
- Qual é o valor total que possui para iniciar no mercado de investimentos?
- Qual é a possibilidade de precisar resgatar valores antes do previsto no contrato determinado?
- Dentre as opções analisadas, quais acredita que lhe atendem no que tange a um planejamento de aposentadoria?
- Quais opções estudadas lhe atendem no que se refere a uma reserva de emergência?
- Qual opção de renda fixa pode ser uma melhor alternativa – ou um complemento – à poupança?
- Quais são suas metas em curto, médio e longo prazo?
Dentre outros apontamentos que sejam relevantes para o direcionamento de suas metas pessoais. Dessa forma, poderá personalizar o seu planejamento e considerar a diversificação de maneira faseada e gradual, alcançando seus objetivos em longo prazo.
Busque fontes confiáveis para aumentar o seu conhecimento
O novo investidor deve buscar por informações em plataformas oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e fintechs confiáveis.
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Nubank se uniram para que informações sejam disseminadas para novos investidores, sendo assim, esse conteúdo é um exemplo de material de confiança que pode ser muito importante para o entrante no mercado de investimentos.
Crie um processo gradual e objetivo
O mais importante é que tenha clareza sobre as informações e faça o seu processo de forma gradual para que eleve a sua rentabilidade com segurança, ao passo que minimize a chance de ser vítimas de golpes e fraudes na internet, como pode ocorrer com outras inovações tecnológicas, como o Pix e o Open Finance, por exemplo.