Encontrar bons exercícios para fazer em casa é o primeiro passo para fugir do sedentarismo e assim criar uma rotina que mantenha o corpo ativo e com saúde.
Engana-se quem pensa que exercícios em casa não dão resultados, ou então, “não nos motivam”. Afinal, o segredo está no gerenciamento do momento e na atmosfera que você cria para os seus treinos.
Considerando todos esses fatores, fizemos um guia com as melhores opções de exercícios para praticar em casa e, em seguida, damos ainda algumas dicas para tornar o momento mais motivador. Acompanhe.
Melhores exercícios para fazer em casa
Os melhores exercícios para fazer em casa são aqueles que não promovem impactos tão intensos no corpo e são capazes de acelerar os batimentos e queimar mais calorias. Conheça-os:
- Pular corda: O exercício de pular corda é capaz de acelerar os batimentos, elevar a transpiração, melhorar a respiração e ainda queimar muitas calorias. Experimente!
- Corrida no lugar: Ao invés de sair e correr pela cidade, especialmente nos grandes centros que podem ser mais violentos ou com mais aglomeração, invista na corrida no lugar. Além de fácil de fazer (afinal, basta correr sem sair do lugar), você queima calorias de uma maneira efetiva.
- Polichinelo: Os polichinelos também são fáceis de praticar e aceleram o corpo de uma forma intensa, queimando calorias e aumentando o condicionamento físico. Veja aqui como fazer polichinelo corretamente.
- Burpee: O burpee também pode promover uma grande queima calórica. Além disso, você não precisa de um ambiente muito grande para praticá-lo, mas sim, apenas um espaço adequado para o salto e para o agachamento e o impulsionamento dos pés para trás, repetindo o movimento livremente.
- Agachamentos e abdominais: Estes são exercícios clássicos para fazer em casa e manter a forma, as pernas tonificadas e o abdômen durinho. Basta fazer o agachamento na cadeira (como se fosse se sentar e, antes de relaxar sobre a cadeira, retornar o corpo na posição ereta), e os abdominais simples, deitando-se no chão e fazendo o movimento de erguer o tronco em direção aos pés, levemente.
- Bicicleta imaginária: Ao deitar-se no chão, faça os movimentos como se estivesse pedalando em uma bicicleta imaginária. Acredite, este exercício pode lhe ajudar a perder muita caloria! Comece exercitando-se de 2 a 3 minutos por série de treino da bicicleta.
Como manter a motivação para treinar em casa?
- Busque sempre usar roupas adequadas para o seu treino. O simples ato de se vestir adequadamente fará com que você se sinta mais empolgado para pôr os exercícios em prática.
- Crie uma rotina e reserve determinado horário para os treinos. Force-se a sempre cumprir este horário, o máximo de dias que conseguir.
- Crie metas e comece de maneira gradativa. Não adianta querer pular meia hora de corda se você está meses sem treinar nada. Comece com 5 minutos, 10 minutos e vá aumentando conforme desenvolve o seu condicionamento físico.
- Pense que os exercícios estão “limpando” o seu corpo através da transpiração e dos batimentos acelerados, que levam oxigênio e nutrientes para todo o organismo. Acredite: mudar a ideia de que o exercício é apenas uma “obrigação” e enxergá-lo como algo que limpa o corpo e traz bem-estar faz toda a diferença.
- Treine a sua mente! Sempre que sentir “preguiça”, brigue consigo mesmo dizendo que é você quem manda na sua rotina e preguiça alguma lhe impedirá de seguir em frente.
- Encare o treino como um hobby, e não como uma obrigação. Assim, sua mente associará o momento com algo mais prazeroso e interessante.
Gostou das nossas dicas de exercícios para fazer em casa? Então comece a montar a sua rotina e fuja do sedentarismo!