Quais são os benefícios do polichinelo?

Os benefícios do polichinelo envolvem desde a facilidade de praticar o exercício em casa, até os seus efeitos na saúde do coração e o aumento do condicionamento físico. Com este exercício simples você pode ainda manter o peso em dia por conta da queima de calorias.

No entanto, se você deseja mais informações sobre esta prática tão antiga, acompanhe o nosso conteúdo.

Quais são os benefícios do polichinelo?

Abaixo listamos os benefícios do polichinelo para você:

  • Trabalha a coordenação motora: Como os movimentos precisam acontecer ao mesmo tempo, a sua noção de espaço e tempo é melhorada. Além de que seus movimentos são mais coordenados e equilibrados.
  • Fácil de fazer e não necessita de equipamentos: O peso do corpo e um bom calçado é tudo que você precisa para praticar polichinelo.
  • Melhora o condicionamento físico: Por trabalhar os sistemas cardiorrespiratórios, o polichinelo é capaz de tornar o corpo mais forte e condicionado.
  • Fortalece os membros inferiores: Os movimentos do polichinelo são capazes de fortalecer os membros inferiores de uma maneira efetiva, trabalhando pernas, panturrilhas, bumbum e coxas.
  • Queima calorias: É um ótimo exercício para quem quer queimar mais calorias e manter o peso sempre dentro do adequado.
  • Cuida da saúde do coração: Este exercício pode fortalecer o coração, fazendo com que problemas cardiovasculares sejam mais difíceis de acontecer.

Como fazer o exercício corretamente?

Entendida as vantagens da prática, é preciso aprender a fazê-la corretamente, a fim de não comprometer o rendimento e também a saúde da sua coluna, por exemplo. Para tanto, siga o passo a passo:

  1. Primeiramente, certifique-se de que você está em um espaço que permita os seus movimentos e que seja antiderrapante e plano.
  2. Com as pernas unidas e os braços colados ao lado do corpo, dê um pequeno salto (impulso) abrindo as pernas para as laterais do corpo e erguendo os braços para cima, tocando as duas palmas das mãos logo acima da sua cabeça.
  3. Volte para a posição inicial também dando um impulso, ou seja, retorne para a posição de pernas fechadas e braços rente ao lado do corpo.
  4. Repita o movimento fazendo repetições dentro de séries de exercícios ou tempo cronometrado. Vá aumentando a velocidade aos poucos, aquecendo o corpo.

Os movimentos precisam acontecer de maneira sincronizada e, caso você perca a coordenação entre braços e pernas, pare e comece outra vez.

Além disso, os joelhos devem ser levemente flexionados, a fim de não colocar um peso sobre eles durante os impulsos dos movimentos.

Quantas calorias gasta o polichinelo?

O gasto calórico de qualquer exercício pode variar de acordo com a sua alimentação; seu metabolismo; sua rotina de exercícios; idade e até mesmo gênero. Entretanto, podemos apresentar um padrão que costuma contemplar grande parte das pessoas:

  • Um minuto de polichinelos pode gastar 10 calorias;
  • Enquanto que 10 minutos (feito por um iniciante) pode gastar até 50 calorias.

Tudo depende da intensidade do polichinelo e sua agilidade para manter a postura e os movimentos sempre adequados dentro da prática. Lembre-se também que o acompanhamento de um profissional de educação física também é importante para melhorar ainda mais os seus resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.