Muitas pessoas buscam saber qual a melhor essência para estudar para, assim apostar na aromaterapia e ter resultados mais satisfatórios.
Porém, antes de investir em qualquer essência, devemos ter em mente que a aromaterapia, isolada, não promove “milagres” na vida do estudante.
Por isso, neste conteúdo nós apresentamos uma lista com algumas essências que podem ajudar você a se concentrar, mas também apresentamos outras dicas igualmente interessantes. Acompanhe e saiba mais!
Qual a melhor essência para estudar?
Existem diversos tipos de essências que podem ser usadas durante os estudos. Algumas têm um aroma mais doce, enquanto outras puxam mais para o cítrico.
De qualquer forma, os aromas podem deixar o ambiente mais aconchegante, diminuem a ansiedade por, justamente, promover bem-estar, além de auxiliar na memorização, uma vez que quando unimos os sentidos com os estudos nós aumentamos as chances de memorizar algo.
De todo modo, se você quer saber qual a melhor essência para estudar, veja a nossa lista:
- Lavanda: Estudos apontam que além de diminuir a ansiedade e promover relaxamento, a lavanda também é capaz de aumentar o poder de concentração. Faça o teste e descubra!
- Alecrim: A essência de alecrim pode ser uma aliada e tanto do processo de memorização. Por isso, se você quer memorizar bem um conteúdo, pode usar essa essência como um complemento.
- Hortelã-pimenta: Com um aroma muito estimulante e delicioso, você poderá desfrutar de mais concentração e foco durante os estudos. Faça o teste!
Como dito acima, apenas escolher a melhor essência para estudar não irá fazer milagres durante os estudos. Afinal, precisamos cuidar de outras circunstâncias importantes para manter a concentração e o foco. Continue lendo para saber mais.
Como manter o foco e a concentração nos estudos?
A aromaterapia pode ajudar – e muito – na hora de criar um ambiente mais aconchegante e benéfico para a saúde física e mental. Mas ela, isoladamente, não irá fazer milagres na sua rotina.
Sendo assim, não basta saber qual a melhor essência para estudar. É preciso preparar todo o espaço. Veja algumas considerações:
- Deixe o ambiente sempre organizado com tudo o que você precisa sempre à mão. Isso evita que você tenha que levantar diversas vezes para pegar um livro, um post-it, uma caneta, etc.
- Organize o espaço de forma ampla, ou seja, cuidado com cômodos muito bagunçados, sujos e despreparados. Essa estética negativa pode tirar a sua concentração, além de roubar o seu conforto.
- Construa uma rotina baseada em hábitos saudáveis, com exercícios físicos, rotina de sono, etc. Assim você prepara o seu corpo e o seu cérebro para os momentos de estudos.
- Não deixe os conteúdos acumularem, mas sim, divida-os em etapas e vá estudando todos os dias, ao menos um pouquinho. Assim você evita a sobrecarga e aumenta as chances de sucesso nos estudos.
Seguir essas dicas pode ajudar você a melhorar os resultados nos seus estudos. No entanto, se mesmo com todas essas medidas você ainda perceber uma falta de concentração recorrente ou uma dificuldade para memorizar o conteúdo, procure um especialista em saúde mental.
Às vezes, esses fatores podem ser sintomas de outras situações. Cuide-se!