MEI pode contratar até um empregado - Notícias Concursos

MEI pode contratar até um empregado

Saiba mais sobre esse processo.

Se você é um MEI, e está expandindo seu negócio, saiba que você pode contratar 1(um) funcionário.

Porém, o salário deste é restrito a um salário mínimo ou piso salarial da categoria, que pode ser consultado no Portal do Empreendedor.

Contratar um funcionário vai te ajudar a dividir as demandas da empresa.

Como contratar um funcionário?

O cadastro do funcionário deverá ser realizado no eSocial, o empreendedor pode buscar a ajuda de uma contabilidade para auxiliar nesse processo e te ajudar a fazer os devidos registros.

Porém, o MEI não é obrigado a contratar um contador, somente irá contratar se achar necessário para lhe auxiliar.

No processo de contratação o empreendedor deve :

  • Anotar a data de admissão na carteira do profissional contratado
  • Depois do registro devolva a carteira de trabalho para o funcionário, uma dica é elaborar um recibo com um termo de recebimento assinado por ele
  • Se o funcionário tiver dependentes, o MEI deve preencher a ficha de salário família
  • Cadastrar no eSocial com os dados do empregado
  • Caso o funcionário não tenha registro no PIS, cabe ao empreendedor registrá-lo

A partir do momento que o funcionário é contratado, o empreendedor deve tomar alguns cuidados como:

  • Arquivar os documentos comprovativos do recolhimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias por pelo menos 30 dias.
  • O microempreendedor deve postar todo mês o formulário referente à movimentação de pessoal.
  • O MEI precisa recolher todo mês o INSS incidente do valor pago ao funcionário
  • É obrigatório o recolhimento do FGTS
  • O Microempreendedor deve apresentar a guia de recolhimento à Previdência Privada (GFIP/FGTS)
  • A RAIS (Relação Anual de Empregados) também deve ser apresentada pelo Microempreendedor Individual ao Ministério do Trabalho

Mas não se assuste, o governo simplificou muito os processos burocráticos ultimamente.

O microempreendedor ainda conta com a ajuda do eSocial web simplificado.

Benefícios do funcionário

Depois de registrado o funcionário terá direito a alguns benefícios:

  • Aposentadoria
  • Seguro-desemprego
  • Licença-maternidade
  • Auxílio por acidente
  • Auxílio doença

Documentos necessários para o registro

Para registrar corretamento o funcionário, ele deve apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho
  • Certificado militar
  • Certidão de casamento ou nascimento
  • Declaração de dependentes
  • Atestado médico admissional
  • Declaração de rejeição ou aquisição de vale transporte
  • RG, CPF e PIS ( caso o empregado já possua)

As micro e pequenas empresas em 2019 foram responsáveis pela criação de mais de 38 mil empregos formais (com carteira assinada).

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?