Você sente aquele medo de trancar a faculdade? Quer abrir mão da graduação atual, mas, não tem coragem de tomar essa decisão de uma vez por todas? Por que você está inseguro nesse sentido?
Pensar nesses fatores pode lhe ajudar a lidar melhor com a situação. Vamos juntos refletir sobre isso e, quem sabe, decidir se você trancará ou não a sua faculdade?
Como lidar com o medo de trancar a faculdade?
O medo de trancar a faculdade, normalmente, está associado com a insegurança de estar “cometendo um erro”. E ainda, também se associa com o medo do que os outros irão pensar.
Porém, devemos sempre partir do pressuposto de que devemos optar por aquilo que é mais coerente para nós mesmos. E não para os outros. Isso fará com que as nossas decisões pessoais sejam mais leves e fáceis.
Abaixo refletimos mais sobre isso:
1. Não pense no que os outros vão achar
Se o medo de trancar a faculdade está associado com o receio do que os outros vão achar, não fique focando a sua mente nisso!
Afinal, as pessoas julgam. Simples assim. E esses julgamentos acontecem nas mais diversas circunstâncias de nossas vidas.
Isso quer dizer que se você continuar estudando, haverá julgamentos. Se você trancar a faculdade, também. Sempre haverá alguém que julgará o outro. Infelizmente muita gente age dessa forma.
Por isso, antes de dar atenção a quem nunca viveu a sua vida, foque em pensar em você. Leve em consideração o que é bom para a sua saúde mental e o seu bem-estar.
Essa decisão diz respeito apenas a você – e não impacta mais ninguém. Então, por que aceitar palpites alheios?
2. Analise bem a sua situação – é uma decisão impulsiva?
Às vezes, o medo de trancar a faculdade pode estar associado com uma insegurança interna, ou seja, um medo que diz respeito a uma atitude impulsiva. Se você sabe que a decisão será impulsiva, então talvez esteja sentindo medo por isso.
Sendo assim, analise bem a sua situação. Mas faça isso quando estiver com a mente mais leve e tranquila, e não quando estiver extremamente estressado por conta dos estudos.
3. Pense nos prós e contras
Coloque tudo na ponta do lápis. Os pontos negativos e positivos devem entrar em cena na hora de lidar com o medo de trancar a faculdade. Afinal, você pode estar com medo de perder algo muito positivo, certo? Por isso, consiga mensurar até que ponto o positivo vence o negativo.
Se os pontos ruins forem maiores que os bons, então talvez este seja o momento certo de abrir mão da sua graduação. E não há nada de errado em perceber isso “no meio do caminho”, ok? O importante é, na prática, analisar o que vale a pena para você.
4. Nunca é tarde para recomeçar – lembre-se disso!
Nunca se esqueça de que sempre podemos recomeçar. E isso vale para uma nova carreira ou graduação.
Portanto, se o medo de trancar a faculdade está associado com o receio de “ficar para trás”, considere a premissa de que sempre podemos começar algo novo.
Aproveite os seus sonhos e viva-os de acordo com o que faz sentido para você!