Você já sentiu, alguma vez, certo medo de ser bem-sucedido? Essa pergunta pode parecer um pouco estranha, mas acredite, essa sensação pode ser bastante comum.
Isso porque “ser bem-sucedido” exige que o indivíduo assuma novas responsabilidades, ao mesmo tempo em que as expectativas alheias, algumas vezes, transformam-se em uma pressão intensa.
Por isso, neste texto nós trouxemos algumas reflexões que podem ser interessante. Confira!
Você sente medo de ser bem-sucedido?
Quando você pensa em atingir um novo patamar na sua carreira, o que você sente? Entusiasmo para chegar lá, ou um certo medo de ser bem-sucedido?
Esse medo é bastante comum, como mencionamos acima. Afinal, o medo nos protege de situações difíceis e desconhecidas. Ser bem-sucedido e atingir novos patamares em nossa carreira pode ser, querendo ou não, uma situação desafiadora e “estranha”.
Contudo, a autoestima também está relacionada a essa sensação. Uma pessoa com boa autoestima pode ver o novo e o caminho para ser “bem-sucedido” como um desafio. Uma pessoa com baixa autoestima pode enxergar a situação como uma ameaça.
Por isso, refletir sobre o assunto é bastante válido.
Por que às vezes nos sentimos assim?
Na realidade os motivos podem ser diversos. Como vimos acima, até mesmo a autoestima pode estar associada ao medo de ser bem-sucedido. Além dela, outras questões podem entrar em cena, como por exemplo:
1. Medo das responsabilidades
Ao ser bem-sucedido, espera-se que a quantidade de responsabilidades aumente. Afinal, se subirmos de cargo, vamos ter novas demandas para serem concluídas, e muitas vezes elas podem parecer mais difíceis do que aquelas nas quais estávamos acostumados. Consequentemente, o medo de “chegar lá” ou de “se manter lá” pode aparecer.
2. Medo de desapontar alguém
Quando somos promovidos ou conquistamos o emprego dos sonhos, muitas vezes comemoramos com as pessoas que convivem conosco. Porém, ao mesmo tempo, esse tipo de comemoração pode provocar uma certa pressão sobre nós.
E se tudo der errado? E se no fim os resultados não forem exatamente o que imaginei? Ou ainda: e se eu não gostar do novo trabalho e querer voltar para o antigo?
Todos esses questionamentos podem abrir caminho para que o medo de ser bem-sucedido apareça na rotina da pessoa.
3. Sinais da síndrome do impostor
A síndrome do impostor também pode causar o medo de ser bem-sucedido. Afinal, a pessoa começa a crer que não está apta para o cargo que está executando. Por conta disso, teme que a qualquer momento alguém venha a descobrir que ela é uma fraude, que não agrega em nada na empresa.
Isso faz com que ela sinta culpa por ser bem-sucedida, como se estivesse roubando o espaço de outra pessoa.
A psicoterapia pode ajudar
A psicoterapia pode ser uma grande aliada na hora de lidar com esse medo. Você poderá trabalhar questões relacionadas ao autoconhecimento, autoconceito e autoestima. E tudo isso pode lhe ajudar a atravessar essa situação de uma forma saudável.
Busque apoio e veja como isso pode ser muito interessante. Boa sorte!