Medo de dar feedback: Como lidar com isso?

Lidar com o medo de dar feedback é fundamental caso você almeje desenvolver a sua equipe da melhor forma. Afinal, como podemos ajudar o nosso time se não dermos nenhum tipo de retorno sobre a atuação deles? Pense sobre isso!

Caso você queira incluir o feedback na rotina de trabalho e assim definir uma cultura voltada ao desenvolvimento profissional, acompanhe este conteúdo até o fim e siga as nossas sugestões.

Como lidar com o medo de dar feedback?

O medo de dar feedback pode ser bastante comum, especialmente se você já tiver recebido algum feedback nada agradável. Temos medo de provocar no outro o mesmo tipo de desconforto que vivemos, ainda mais quando o nosso liderado tem algum vínculo pessoal conosco.

Porém, devemos mudar a nossa forma de enxergar o feedback, a fim de construir uma relação mais saudável e que permita que o liderado cresça e se desenvolva. Veja como você pode começar a fazer isso:

1. Crie um bom roteiro para o feedback

O primeiro passo é criar um bom roteiro para o seu feedback. Ou seja, não seja aquele que marca uma conversa e simplesmente despeja mil e uma coisas. Mas sim, organize-se para conseguir transparecer a mensagem da melhor forma possível.

Sendo assim, estipule uma lista de pontos de melhorias e pontos que já estão bons. Desse modo você cria um roteiro para iniciar a conversa com algo positivo, algo que necessita de melhorias, e finaliza com as melhorias que podem ser implementadas.

2. Enxergue-o por uma perspectiva positiva

Pare de enxergar o feedback como algo negativo e que “magoa” as pessoas. Comece a vê-lo como uma ferramenta de gestão que é capaz de impulsionar o resultado do seu time e da sua empresa.

A partir do momento que você começa a plantar essa imagem de que o feedback é valioso para todos, até mesmo os seus liderados começarão a enxergar dessa forma. E consequentemente você não terá que lidar com pessoas que fogem desse retorno, por exemplo, pois elas saberão que é algo interessante e construtivo.

3. Lembre-se dos bons feedbacks que você recebeu

Na hora de montar um roteiro e perder o medo de dar feedback, pense naqueles que você recebeu e que mudaram a sua vida para melhor. Avalie como ele foi passado para você e recorde-se de todos os fatores positivos que decorreram dessa conversa.

Assim você conseguirá montar um roteiro muito mais organizado, além de se sentir mais seguro na hora de apresentar os fatores positivos e negativos para o liderado. Afinal, você estará com a mente ancorada em algo que mudou a sua vida positivamente.

4. Encare-o como algo fundamental

Não fique remoendo a ideia de que você tem medo de dar feedback… Mas sim, comece a encará-lo como algo importante e fundamental no ambiente de trabalho. Ele deve ser feito e pronto.

5. Crie recorrência

Por fim, criar recorrência também pode ajudar. Afinal, você transformará isso em rotina, e quando estabelecemos uma rotina/hábito, tudo se torna mais fácil e mais leve. Faça o teste e perceba como isso é realmente interessante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.