MEC publica edital do Sisu 2021 do primeiro semestre

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial da União, o edital referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrição vai do dia 6 de abril às 23h59 do dia 9 do mesmo mês. O edital especifica ainda que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sisu.

Conforme estabelecido pelo MEC, só poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2021 o candidato que tenha participado da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002. Além disso, o candidato não pode ter participado do exame na condição de “treineiro”. A aplicação de provas do Enem 2020 aconteceu entre janeiro e fevereiro, de modo que os resultados estão previstos para o dia 29 de março.

No ato da inscrição no Sisu, o candidato pode escolher duas opções de vaga e especificar a ordem de preferência. Além disso, pode concorrer às vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas pela Lei de Cotas. 

O Sisu 2021 do primeiro semestre ocorrerá em apenas uma chamada, prevista para o dia 13 de abril. Já as matrículas deverão acontecer entre 14 e 19 de abril. As datas, horários e locais de apresentação da documentação serão definidos por cada universidade.

Os estudantes não aprovados em primeira chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 13 e 19 de abril, também por meio do site do Sisu. No entanto, o candidato só poderá escolher participar da lista de um dos cursos escolhidos no ato da inscrição.

O que é o Sisu

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério de Educação (MEC), cujo objetivo é facilitar o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior. Desse modo, as instituições oferecem as vagas e os candidatos com melhor colocação garantem as vagas nos cursos escolhidos. As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas das instituições. O candidato pode escolher até dois cursos, de acordo com a universidade, o município e o turno.

Clique aqui para conferir o edital do Sisu 2021 do primeiro semestre na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.