Notícias

MEC: projeto científico brasileiro será apresentado em congresso internacional

Estudantes do curso de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) apresentarão um projeto desenvolvido na área de satélite no evento científico mais importante da área, o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, sigla em inglês), de acordo com informações oficiais do Ministério da Educação (MEC).

MEC: projeto científico brasileiro será apresentado em congresso internacional

Neste ano, o encontro acontecerá em Paris, na França, de 18 a 22 de setembro, destaca a divulgação oficial do Ministério da Educação (MEC). Segundo a informação oficial, o artigo sobre controle térmico, escrito pelos estudantes da UnB, foi selecionado dentre os mais de 4 mil projetos enviados para o Congresso. 

Serão 4 dias de evento

Durante os quatro dias de evento, eles apresentarão o material aos convidados, informa o Ministério da Educação (MEC). A previsão é de que o artigo seja publicado em documento oficial do IAC.

De acordo com uma das estudantes responsáveis pelo projeto, o subsistema de controle térmico desenvolvido tem como objetivo promover soluções de engenharia para que componentes eletrônicos de satélite mantenham sua temperatura de operação, garantindo a integridade dos sistemas e sua execução para o sucesso da missão, destaca o Ministério da Educação (MEC).

Projeto GAMASAT-01

Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) ressalta que a equipe de engenharia aeroespacial do câmpus Gama da UnB está desenvolvendo o GAMASAT-01, um satélite de pequeno porte de observação da Terra.

Além disso, a divulgação oficial do Ministério da Educação (MEC) informa que a iniciativa visa à validação de tecnologias acadêmicas e à capacitação de uma nova classe de engenheiros para o programa aeroespacial brasileiro.

O projeto recebeu o apoio do Sebrae

A ida dos estudantes para o congresso foi viabilizada pelo Ministério da Educação (MEC), que entrou em contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apresentou os estudantes aos representantes da entidade.

Esse modelo administrativo de apoio do Ministério da Educação (MEC) é muito importante para ajudar os estudantes e elevar a visibilidade do potencial científico do Brasil.

Visibilidade científica nacional

Esse tipo de iniciativa atrai olhares para o setor, ampliando a capacidade do mercado quanto aos investimentos na área, bem como é um estímulo para despertar o interesse de outros jovens dentro do segmento.

Além disso, projetos que amparem as tecnologias acadêmicas sempre será positivo, já que é um estímulo à educação e, por conseguinte, ao futuro do país. Visto que é uma forma de reforçar o potencial do mercado brasileiro dentro desses segmentos, bem como fortalece o conhecimento e atualiza o mercado de forma geral.