Estudantes do curso de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) apresentarão um projeto desenvolvido na área de satélite no evento científico mais importante da área, o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, sigla em inglês), de acordo com informações oficiais do Ministério da Educação (MEC).
MEC: projeto científico brasileiro será apresentado em congresso internacional
Neste ano, o encontro acontecerá em Paris, na França, de 18 a 22 de setembro, destaca a divulgação oficial do Ministério da Educação (MEC). Segundo a informação oficial, o artigo sobre controle térmico, escrito pelos estudantes da UnB, foi selecionado dentre os mais de 4 mil projetos enviados para o Congresso.
Serão 4 dias de evento
Durante os quatro dias de evento, eles apresentarão o material aos convidados, informa o Ministério da Educação (MEC). A previsão é de que o artigo seja publicado em documento oficial do IAC.
De acordo com uma das estudantes responsáveis pelo projeto, o subsistema de controle térmico desenvolvido tem como objetivo promover soluções de engenharia para que componentes eletrônicos de satélite mantenham sua temperatura de operação, garantindo a integridade dos sistemas e sua execução para o sucesso da missão, destaca o Ministério da Educação (MEC).
Projeto GAMASAT-01
Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) ressalta que a equipe de engenharia aeroespacial do câmpus Gama da UnB está desenvolvendo o GAMASAT-01, um satélite de pequeno porte de observação da Terra.
Além disso, a divulgação oficial do Ministério da Educação (MEC) informa que a iniciativa visa à validação de tecnologias acadêmicas e à capacitação de uma nova classe de engenheiros para o programa aeroespacial brasileiro.
O projeto recebeu o apoio do Sebrae
A ida dos estudantes para o congresso foi viabilizada pelo Ministério da Educação (MEC), que entrou em contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apresentou os estudantes aos representantes da entidade.
Esse modelo administrativo de apoio do Ministério da Educação (MEC) é muito importante para ajudar os estudantes e elevar a visibilidade do potencial científico do Brasil.
Visibilidade científica nacional
Esse tipo de iniciativa atrai olhares para o setor, ampliando a capacidade do mercado quanto aos investimentos na área, bem como é um estímulo para despertar o interesse de outros jovens dentro do segmento.
Além disso, projetos que amparem as tecnologias acadêmicas sempre será positivo, já que é um estímulo à educação e, por conseguinte, ao futuro do país. Visto que é uma forma de reforçar o potencial do mercado brasileiro dentro desses segmentos, bem como fortalece o conhecimento e atualiza o mercado de forma geral.