Termina nesta sexta-feira (4/11), o prazo para as inscrições para o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC).
MEC: Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2022 encerrará as inscrições nesta sexta-feira (04)
A iniciativa busca identificar, dar reconhecimento e promover trabalhos de pesquisa científica e de inovação tecnológica de excelência no setor químico desenvolvidos por empresas, startups e pesquisadores, no Brasil, segundo destaca a divulgação oficial.
Os vencedores desta edição serão divulgados no 27º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), um dos grandes eventos do setor químico, que neste ano acontecerá no dia 12 de dezembro em formato virtual e presencial, no Novotel Center Norte, em São Paulo.
Abiquim
O programa é promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) há 21 anos e já prestigiou dezenas de projetos de empresas, startups e pesquisadores, que com seus esforços colaboram para fortalecer a indústria química nacional, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado pela ABIQUIM em dezembro de 2001, de acordo com informações oficiais. A premiação recebeu o nome de Kurt Politzer em 2011, como uma homenagem ao doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a ABIQUIM.
Considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil, Kurt Politzer fez parte do Conselho Diretor da Associação e foi coordenador da Comissão de Tecnologia da entidade.
Categorias
São três as categorias de premiação:
Empresas
Entidades com registro ativo no cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ) que tenham desenvolvido, no Brasil, novos produtos, processos produtivos ou serviços (ou uma combinação destes), ou ainda melhorias de produtos, processos produtivos ou serviços, capazes de gerar ganhos atuais ou esperados em produtividade ou competitividade nos mercados em que atuam.
Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos inovadores pioneiros, bem como aqueles de melhorias de produtos, processos e serviços já existentes no mercado, desde que tenham como ponto focal a indústria química ou um de seus principais mercados.
Startups
Organizações nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados, enquadradas como empresário individual, sociedades empresárias, sociedades cooperativas e sociedades simples com faturamento de até R$ 16 milhões por ano com tempo de exercício de até 10 anos e modelo de negócios sujeito ao Inova Simples, ou declaração, no ato constitutivo, de atuação como modelo de negócio inovador.
Pesquisador
Pesquisadores formalmente vinculados a universidades ou instituições de ciência e tecnologia (ICTs) brasileiras, cujos projetos na área química tenham sido aplicados na indústria ou que tenham potencial de aplicação industrial. Cada projeto poderá concorrer em apenas uma categoria, de acordo com a divulgação oficial.