MEC orienta sobre o que NÃO pode ser feito nos dias de prova do Enem - Notícias Concursos

MEC orienta sobre o que NÃO pode ser feito nos dias de prova do Enem

Ministério da Educação (MEC) orienta sobre o que NÃO pode ser feito nos dias de prova do Enem 2022. Confira informações oficiais!

O primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá em 13 de novembro, de acordo com informações oficiais do Ministério da Educação (MEC).

MEC orienta sobre o que NÃO pode ser feito nos dias de prova do Enem

Segundo destaca a publicação oficial, nesta reta final, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), reforça as orientações aos participantes, destacando tudo o que ele precisa saber para realizar o Enem 2022 com tranquilidade e segurança.

Primeiro dia

Conforme explica o Ministério da Educação (MEC), no primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias

Segundo dia

Já no segundo dia, 20 de novembro, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias, complementa a divulgação oficial.

Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos, destaca o Ministério da Educação (MEC). Visto que é obrigatório que os equipamentos eletrônicos estejam desligados e sejam guardados dentro do envelope, e que este seja alojado debaixo da carteira.

O que pode eliminar um participante?

O Ministério da Educação (MEC) informa que será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:

  • Declaração de comparecimento impressa;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Além disso, é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas, destaca o Ministério da Educação (MEC).

Sobre a abertura dos portões

Conforme informa o Ministério da Educação (MEC), às 12h, começarão os procedimentos de identificação com a abertura dos portões. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala.

Portanto, é importante separar o cartão de confirmação, a caneta preta com embalagem transparente, a garrafa de água, também com embalagem transparente, e o lanchinho, considerando todas as orientações do Ministério da Educação (MEC).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?