MEC lança programa para fomentar qualificação profissional na EJA

O Ministério da Educação (MEC) lançou um programa que visa promover a qualificação profissional de jovens e adultos. Intitulado EJA Integrada, o programa tem como objetivo aumentar o número de vagas e oferta de cursos técnicos integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A pasta lançou o programa por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). A pasta publicou a portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (2).

De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio do programa, os estudantes terão uma “dupla formação, ampliando as oportunidades de acesso tanto na educação quanto no mercado de trabalho”. Nesse sentido, a pasta explicou em nota:

“O Programa tem como finalidade contribuir para alcance da Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas etapas do ensino fundamental e médio, de forma integrada à Educação Profissional, de acordo com os termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)”. 

Institutos federais e escolas técnicas devem ofertar a EJA Integrada

De acordo com a portaria, os cursos deverão ser realizados pelas instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Ainda conforme o MEC, o programa apresenta ainda propostas de currículos diferenciados. Com isso, busca atender também a educação especial, e outros públicos como populações indígenas e quilombola, refugiados e migrantes pessoas privadas de liberdade, zonas de difícil acesso, população de rua, zonas rurais e outras.

Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica, afirmou que o programa visa possibilitar o acesso, a permanência e a continuidade de estudo para jovens e adultos.

Confira a portaria na íntegra.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEA abre o período de inscrição do Vestibular 2022 e do SIS 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.