MEC divulga regulamento do Enade 2023; veja cursos avaliados

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, uma portaria com o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. De acordo com a pasta, nesta edição, a avaliação de desempenho dos estudantes se refere ao Ano I do Ciclo Avaliativo.

O período de inscrição para o Enade 2023 será do dia 27 de junho ao dia 31 de agosto. O procedimento de inscrição é realizado pelos coordenadores dos cursos do ciclo avaliativo em questão. A participação dos estudantes é obrigatória para ingressantes e concluintes dos cursos superiores vinculados às áreas avaliadas.

Conforme o cronograma disponível na portaria, a aplicação das provas está marcada para o dia 26 de novembro de 2023. A publicação do gabarito está prevista para o dia 8 de dezembro, enquanto a divulgação dos resultados deve ser feita em 10 de setembro de 2024.

O Enade consiste em um exame avaliativo que tem como objetivo mensurar a qualidade dos cursos de graduação no país. Desse modo, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A realização do exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e avalia os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Cursos avaliados

De acordo com a portaria, neste ano, o MEC vai avaliar os seguintes cursos tecnólogos e de bacharelado:

  • I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
  • II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Uerj divulgou hoje (1º) a lista de classificação do Vestibular Estadual 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.