MEC corrige ranqueamento do SiSU 2022 e atualiza notas de corte

Após erro que gerou classificações duplicadas, o Ministério da Educação (MEC) informou na tarde desta quarta-feira (16) que fez a atualização das notas de corte do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2022. Segundo a pasta, a correção começou a ser feita por volta das 14h. 

As primeiras notas de corte desta 1ª edição do SiSU 2022 foram liberadas na madrugada de hoje, à 0h. No entanto, por usar o modelo de cálculo antigo, o sistema gerou dupla classificação. Desse modo, foram consideradas as notas dos candidatos classificados nas duas opções de curso, gerando notas de corte incorretas.

“MEC informa que haverá novo ranqueamento das notas de corte do Sisu, nesta quarta-feira, 16. Após esse procedimento, candidatos poderão verificar que suas classificações parciais estão sendo realizadas de acordo com edital, sem considerar classificação”, informou a pasta no Twitter. 

Com a atualização, as notas dos inscritos que se enquadram na nota de corte do curso escolhido como 1ª opção não contarão para o cálculo das notas de corte dos cursos da 2ª opção. O SiSU permite que os estudantes se inscrevam em até duas opções de curso, mas os candidatos só podem ser aprovados para uma vaga.

Inscrições

O MEC abriu o período de inscrição do SiSU 2022/1 ontem, dia 15 de fevereiro. Os interessados podem realizar a inscrição até a próxima sexta (18), por meio do site do SiSU.

De acordo com o edital, podem se inscrever os estudantes que tenham feito as provas do Enem 2021 e que não tenham zerado a prova de redação. Além disso, o candidato não pode ter feito o exame como “treineiro”.

Resultado e lista de espera

A divulgação do resultado, em uma única chamada, está prevista para o dia 22 de fevereiro. Os candidatos não aprovados podem continuar na disputa por uma vaga por meio da lista de espera. 

Conforme o edital, o prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 22 de fevereiro a 8 de março. Já a convocação da lista de espera está prevista para 10 de março. As chamadas da lista de espera são feitas exclusivamente pelas instituições de ensino.

Veja mais detalhes no edital do SiSU 2022.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB libera consulta aos locais de prova da 1ª etapa do PAS 2021; confira detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.