Cerca de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram na Olimpíada do Bicentenário da Independência, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Ministério do Turismo (MTur), Secretaria Especial da Cultura e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
MCTI destaca que a Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil alcançou 15 mil inscritos
De acordo com informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Olimpíada do Bicentenário da Independência também teve apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Cidadania e Comunicações, além da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A olimpíada estudantil celebra o bicentenário da Independência do Brasil
Em 2022 é celebrado o bicentenário da Independência do Brasil, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Assim sendo, como parte das comemorações deste bicentenário, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) teve a ideia de promover uma olimpíada estudantil totalmente aberta e gratuita.
O objetivo da olimpíada
De acordo com a divulgação oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através de provas instigantes, o objetivo da Olimpíada do Bicentenário da Independência é provocar uma reflexão não somente sobre a importância da Independência em si, mas também sobre todos os seus desdobramentos num espectro mais amplo que o histórico.
Sobre as fases da Olimpíada da Independência
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informa que a Olimpíada da Independência foi dividida em quatro fases. A divulgação oficial destaca que a segunda fase terá início na data desta publicação, sábado, 22 de outubro de 2022, com provas online e sem consulta. As duas primeiras fases contam com provas 100% online, explica a divulgação oficial.
Inscrições gratuitas e divididas em modalidades
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informa que as inscrições foram totalmente gratuitas, sem a necessidade de a escola inscrever o aluno. Além disso, a Olimpíada do Bicentenário da Independência foi dividida em duas modalidades, sendo “júnior”, com quase 5 mil inscritos, e “sênior” com mais de 9 mil inscritos.
A última fase premiará os alunos em Brasília
O Brasil é exemplo e referência mundial na realização de olimpíadas do conhecimento, de acordo com informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A divulgação oficial informa que, na quarta e última fase da Olimpíada do Bicentenário da Independência, os alunos campeões de cada categoria de cada estado, serão premiados em Brasília.