MCTI anuncia investimento em pesquisa da USP para desenvolver órgãos compatíveis para transplante - Notícias Concursos

MCTI anuncia investimento em pesquisa da USP para desenvolver órgãos compatíveis para transplante

O MCTI anunciou investimento em pesquisa da USP para desenvolver órgãos compatíveis para transplante. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), será anunciado nesta sexta-feira (19), às 8h30, o investimento em pesquisa que pretende desenvolver órgãos compatíveis para transplante. 

MCTI anuncia investimento em pesquisa da USP para desenvolver órgãos compatíveis para transplante

Conforme informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a carta de apoio será assinada com a Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que também anunciará investimentos no projeto desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP.  

Segundo destaca a divulgação oficial, a cerimônia será realizada na sala da congregação da Faculdade de Medicina da USP. Assim sendo, haverá transmissão ao vivo da cerimônia pelos canais digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Direcionamento dos investimentos

Conforme destaca a divulgação oficial, os recursos do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) serão empregados para o custeio de atividades de pig facility (instalação de nível de biossegurança dois – NB2 – para criação de suínos em condições sanitárias adequadas e desta maneira, avaliar a possibilidade da utilização de suínos para a produção de órgãos compatíveis para o transplante em humanos).

Projeto pioneiro e inovador

Segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a iniciativa da USP é a única na América Latina voltada à pesquisa de produção de órgãos em animais para transplante em humanos.

O projeto é coordenado pelo professor Silvano Raia, pioneiro na execução de transplante de órgãos no país. Participarão do evento, por videoconferência, o ministro do MCTI e a diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Diversos profissionais participarão do evento

Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informa que estarão no local o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI; o secretário de Saúde do Estado de São Paulo; o reitor da USP; o diretor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do projeto e o representante do Instituto de Biociências da USP.

A tecnologia no desenvolvimento da medicina

Certamente, iniciativas como essa são de grande relevância para a ciência de forma ampla. Visto que diversas possibilidades são oriundas da tecnologia na era digital, principalmente, no que tange a área da saúde.

O apoio de políticas públicas a esse tipo de ação é primordial para que esses projetos evoluam e beneficiem diversas pessoas, além de destacar o profissionalismo dos envolvidos durante o desenvolvimento da inovação dentro da medicina de forma abrangente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?