Matemática para testar o intelecto: você consegue resolver esses desafios?

Usar a matemática para testar o intelecto é excelente. Os números têm o potencial de aprimorar capacidades cognitivas e intelectuais. Sendo assim, ao sermos confrontados com eles, nós despertamos curiosidade.

Isso faz com que nosso intelecto trabalhe de uma maneira muito criativa e exercite o pensamento lógico para soluções rápidas. Embora seja complicada, a matemática sempre proporcionou muita diversão à maioria dos indivíduos, principalmente na infância.

Assim sendo, veja quatro desafios de matemática para testar o intelecto. Assim é possível se divertir na medida em que aprimora suas habilidades mentais. Acredita em seu potencial para solucioná-los? Então continue lendo este artigo!

Matemática para testar o intelecto: desafio 1

Na imagem abaixo você encontra uma figura com formato estranho que está faltando algumas peças. Seu desafio é exatamente esse, identificar quantas peças seriam necessárias para que a figura ficasse completa e ganhasse um melhor formato.

matemática para testar o intelecto

E então, conseguiu? Esse é um desafio difícil, afinal, não é nada fácil ver coisas que não estão evidentes aos nossos olhos. Mas com um pouco de raciocínio lógico tudo é possível.

Bom, agora acho que já desvendou o mistério, não é? Não se sabote! Vou confiar em você, aqui está a resposta para conferir se acertou: Faltam vinte caixas.

Desafio 2

Agora o desafio é identificar onde os algarismos 1, 3, 4, 6 e 7 poderiam ficar localizados nos quadrados vazios da figura abaixo. Mas isso de modo que a soma nas diagonais resulte em 14. Vamos lá?

Essa atividade pode ser um tanto difícil sem o uso de um suporte para rabiscar e fazer testes enquanto pensa. Então, fique à vontade para pegar papel e caneta ou tire um print para desenhar no próprio celular.

Conseguiu? Espero que não desista, eu acredito no seu potencial. São apenas cinco números para fazer combinações, não é tão difícil assim!

Bom, agora acho que já foi, né? Então aqui está a resposta: nos quadrados superiores os números são três e seis; no do meio, sete; nos de baixo, um e quatro.

Desafio 3

O desafio agora vai ficar um pouco mais complexo! Além das suas habilidades matemáticas, será necessário ter uma percepção visual aguçada para vencê-lo. Sua missão é identificar quantos “xis” de diferentes tamanhos existem no desenho abaixo.

Tarefa difícil, não é? Mas continue tentando. Algo que pode te ajudar é cobrir parte da tela com as mãos e resolver a figura em etapas. Agora esperamos que já tenha conseguido. Então trazemos o resultado para você: São vinte caixas.

Mais um desafio de matemática para testar seu intelecto

Voltando aos desafios de combinação numérica, agora você deve mudar a posição dos números do quadro abaixo. Isso deve ser feito de modo que a soma em todas as direções (vertical, horizontal e diagonal) seja sempre igual a seis.

Não se preocupe! por melhor que você seja em matemática, levará bons minutos para solucionar essa questão. Para te ajudar, tenha caneta e papel em mãos para facilitar a organização do seu pensamento.

Agora podemos mostrar o resultado, certo? Então veja duas possibilidades a seguir:

Quantos desafios você acertou?

Se você chegou até aqui, tenho certeza que gostou do conteúdo. Não deixe ele por aqui, compartilhe com seus amigos e familiares! O uso da matemática para testar o intelecto certamente irá proporcionar um momento de diversão para eles também. E claro, torná-los mais inteligentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.