Matemática: História e definição do Teorema de Pitágoras

Acredita-se que o esquema do teorema de Pitágoras foi descoberto em uma pequena tábua babilônica por volta de 1900-1600 a.C. Essa tese, uma das mais famosas da matemática, se relaciona aos três lados de um triângulo retângulo.

Quem já passou pelo Ensino Médio, estuda para vestibular, concurso ou Enem, já deve ter visto muitos exercícios com esse teorema.

Em suma, o teorema afirma que c 2 = a 2 + b 2 , C é o lado oposto ao ângulo reto denominado hipoteneusa. AeB são os lados adjacentes ao ângulo reto. Em essência, o teorema estabelecido de forma simples é: a soma das áreas de dois quadrados pequenos é igual à área do grande.

Você descobrirá que o Teorema de Pitágoras é usado em qualquer fórmula que eleve um número ao quadrado. É usado para determinar o caminho mais curto ao atravessar um parque ou centro de recreação ou campo.

O teorema pode ser usado por pintores ou operários da construção, pense no ângulo da escada contra um prédio alto, por exemplo. Existem muitos problemas com palavras nos livros clássicos de matemática que requerem o uso do Teorema de Pitágoras.

Também conhecido como: a ao quadrado + b ao quadrado = c ao quadrado. Ou c 2 = a 2 + b 2

Hipotenusa

Simplificando, a hipotenusa de um triângulo retângulo é o lado oposto ao ângulo reto. Às vezes, é referido pelos alunos como o lado longo do triângulo. Os outros dois lados são chamados de pernas do triângulo. O teorema afirma que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados das pernas.

A hipotenusa é o lado do triângulo onde C está. Sempre entenda que o Teorema de Pitágoras relaciona as áreas dos quadrados nos lados do triângulo retângulo

História do Teorema de Pitágoras

Acredita-se que ele provou a existência de números irracionais em uma época em que a crença pitagórica era de que números inteiros e suas proporções podiam descrever qualquer coisa que fosse geométrica. Além disso, eles não acreditavam na necessidade de quaisquer outros números .

Os pitagóricos consistiam em uma sociedade rígida e todas as descobertas que aconteciam deviam ser creditadas diretamente a eles, não ao indivíduo responsável pela descoberta.

Os pitagóricos eram muito reservados e não queriam que suas descobertas “vazassem”, por assim dizer. Eles consideravam os números inteiros seus governantes e que todas as quantidades podiam ser explicadas por números inteiros e suas proporções.

Aconteceria um evento que mudaria o próprio cerne de suas crenças. Junto veio Hippasus pitagórico, que descobriu que a diagonal de um quadrado cujo lado era uma unidade não podia ser expressa como um número inteiro ou uma proporção.

E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Não deixe de ler também – Saiba a diferença entre cálculo, álgebra e matemática

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.